Tempos de TV e rádio
Definidos os tempos de TV e rádio para os cinco candidatos a prefeito de Passo Fundo. Os tempos consideram dois fatores: primeiro, do total disponibilizado pela Justiça Eleitoral, 10% é dividido de forma igualitária; 90% considera a representação no Congresso, limitado aos seis maiores partidos da coligação. A coligação Juntos Por Passo Fundo, do candidato Luciano Azevedo, PSB, ficou com o maior tempo de programa 5 min e 31 segundos e também com o maior número de inserções 23 min e 11s. Isso representa que se, durante o dia, a Coligação utilizar comerciais de 30s, poderá ter 46 inserções. A Coligação Passo Fundo para Todos, do candidato Osvaldo Gomes, PP, ficou com 2min e 16 segundos de programa e 9min 33s de inserções diárias, que também poderão ser dividas. O candidato Rui Lorenzatto, do PT, terá 1min 43s de programa. Celso Dalberto, do PSOL, 0,18 e Antônio Rodrigues do PSTU 0,11. A presença destes dois partidos será insignificante na propaganda gratuita.
Tempos
Luciano Azevedo (PSB) - 5min11s
Osvaldo Gomes (PP) – 2min 16s
Rui Lorenzatto (PT) – 1min 43s
Celso Dalberto (PSOL) 0,18s
Antônio Rodrigues (PSTU) 0,11s
Hipótese
Caso o PT tivesse coligado com o PP, PR, PDT e PRTB, o tempo dos cinco partidos alcançaria a aliança do prefeito Luciano.
Alternativa
A aliança entre o PR e PRTB para a Câmara de Vereadores não foi viabilizada porque a direção do PRTB cometeu o mesmo erra do PSDB na hora da consolidar a filiação de nomes que seriam candidatos. Houve um erro na hora de gerar os dados à Justiça Eleitoral. Não restou outra alternativa ao PR, a não ser optar pela aliança na proporcional com o PP e o PDT. O principal nome na disputa para a Câmara do PR é o vereador Eduardo Peliciolli, que disputará voto diretamente com os candidatos do PDT.
Reunião
A reunião com representantes do Ministério Público, Justiça Eleitoral, partidos e imprensa, na sexta-feira à tarde, foi demorada. Começou com 40 minutos de atraso, foi realizada espaço pequeno e encerrou só no começo da noite. Mas, foi um momento importante para dirimir algumas dúvidas. Outras tantas permanecem. Natural do processo eleitoral.