OPINIÃO

Em busca dos votos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A campanha eleitoral, iniciada na última terça-feira (16), será a mais curta dos últimos dezoito anos. Em Getúlio Vargas, pelo menos dois “santinhos” de candidatos a eleição majoritária foram postados nas redes sociais até o início da tarde de quinta-feira (18). As curtidas, compartilhamentos e comentários têm ficado restritas aos correligionários, amigos e familiares. O marasmo dos primeiros três dias foi alterado no final de semana. Os três candidatos a prefeito e vice-prefeito, bem como os trinta e oito candidatos a vereador deram início ao périplo pelo centro, bairros e interior na busca dos votos.

II

O primeiro registro de candidato a prefeito e vice-prefeito para o Executivo getuliense foi o de Flavio Dalla Costa (PMDB) e Leandro Morillos (PSB), respectivamente. Na sequência, o de Maurício Soligo (PP) e Elgido Pasa (PP), a prefeito e vice. A terceira e última candidatura a prefeito e a vice-prefeito a ser incluída no site do TSE foi a de Nilton Scariot (PT) e Irineu Afonso Wendt de Queiroz (PT). O quadro político da campanha deste ano para o governo do município emancipado em 18 de dezembro de 1934, reproduz o da eleição 2012.

III

Diferentemente das expectativas, apenas duas candidaturas se apresentam aos eleitores do município de Estação. Os ex-prefeitos José Carlos Tonin (PPS) e Cirilde Braciak (PP) têm como candidatos a vice, Humildes Camargo (PMDB) e Fabiano Paludo (PTB), respectivamente. O atual prefeito Geverson Zimmermann (PSDB), que havia manifestado o desejo de não concorrer, manteve a posição e deverá passar o cargo ao sucessor. Para o Legislativo estaçonense 34 candidatos vão disputar uma das nove vagas.

IV

Nos outros quatro municípios da 70ª Zona Eleitoral, a disputa majoritária ficará polarizada. Erebango: Valmor José Tomelero (PMDB) e Arlindo Valdir Jevinski (PP) X Valmor Tomazini (PPS) e Flávio Evandro Kusz (PPS), candidatos a prefeito e a vice. Floriano Peixoto: Everaldo Salvador (PT) e Diego Piva (PT) X Orlei Giaretta (PMDB) e Odacir Malacarne (PDT). Em Ipiranga do Sul: Mário Luiz Ceron (PTB) e Marco Antônio Sana (PTB) X Gilberto Tonello (PMDB) e Nelson Bavaresco (PDT). Sertão: Aldemir Sachet (PP) e João Paulo Petry Meneses (PDT) X Edson Luiz Rossatto (PMDB) e Carlos Antônio Bernieri (PMDB).

Curtas:

# Dos nove vereadores eleitos para a Câmara de Getúlio Vargas em 2012, sete buscam a reeleição neste ano.

# Os outros dois vereadores, Elgido Pasa (PP) e Nilton Scariot (PT), são candidatos a vice-prefeito e a prefeito, respectivamente.

# Além dos sete atuais vereadores, outros trinta e um candidatos se apresentam aos eleitores e se propõem a representar os interesses da comunidade nos próximos quatro anos.

# Cinco projetos de Lei enviados pelo prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM) à Câmara de Vereadores, entraram na pauta da sessão ocorrida na noite de quinta-feira (18).

# Os projetos 96, 97 e 98/2016 pedem a autorização para contratação de servente, técnico em enfermagem e motorista, todos em caráter temporário de excepcional interesse público.

Dito & Feito:

Trinta e nove prefeitos de municípios contemplados com o Curso de Medicina participaram na manhã de quinta-feira (18) de um encontro no Ministério da Educação. Na oportunidade o governo federal falou acerca dos encaminhamentos que serão dados para que as instituições de Ensino Superior possam implantar os cursos nas suas cidades. O prefeito Paulo Pólis (PT), de Erechim, esteve presente.

 

Gostou? Compartilhe