OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Museu Móvel I
Com o objetivo de aproximar os museus da comunidade escolar de diversos bairros de Passo Fundo, o Museu Móvel – projeto desenvolvido em parceria pelo Museu Histórico Regional (MHR) e pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) – propõe ações educativas, levando oficinas e exposições às escolas, saindo dos limites institucionais e ampliando a acessibilidade ao seu acervo. A ideia surgiu devido à dificuldade de as escolas se deslocarem até os museus, eis que a maioria delas tem sede nos bairros periféricos. O projeto também configura uma forma de divulgar e ampliar a atuação dos museus, para que a comunidade seja incluída nesses espaços culturais. 

Museu Móvel II
A edição pioneira do Museu Móvel foi aplicada em escolas públicas no município de Passo Fundo no ano de 2014, tendo resultados satisfatórios. No ano de 2015, o projeto foi contemplado pelo Prêmio Funcultura de Passo Fundo e o valor recebido foi direcionado à atenção às necessidades do Museu Móvel, possibilitando a realização de novas edições. O Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo (Funcultura), gerenciado pelo Conselho Municipal de Cultura, surgiu em 2013, com o intuito de incentivar atividades culturais no município de Passo Fundo com um apoio financeiro destinado aos artistas de todas as áreas: literatura, música, cinema, artes cênicas, artes plásticas e todas as demais manifestações culturais.

Museu Móvel III
As inscrições para o Museu Móvel em sua escola já estão abertas, as vagas são limitadas e o período de inscrição encerra quando as vagas forem completadas. Há apenas uma vaga por escola, totalizando oito escolas do município participantes. Mais informações nos telefones (54)3316-8586 e (54)33168-8587 ou nos e-mails [email protected] e [email protected]


CDL nos Bairros
Desenvolver e capacitar empresários e seus colaboradores, além de aproximar entidade e associados são objetivos do CDL nos Bairros, projeto que reúne lojistas e colaboradores das empresas associadas à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo. O Bairro Boqueirão recebe o próximo evento, que acontece nesta quinta-feira (25) na Guaracar Fiat, a partir das 19h30. Liderança, engajamento e comprometimento são alguns dos tópicos abordados no encontro, que tem como tema “Engajamento como fator de competitividade e motivação”. A sétima edição do CDL nos Bairros tem como palestrante a Master Coach e Trainer e diretora do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Alessandra Smaniotto. Os interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone: (54) 3045-8804 ou pelo e-mail: [email protected].

Planejamento Urbano
Na próxima terça-feira, 30 de agosto, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo realiza reunião-almoço com o tema “Planejamento Urbano”. A atividade terá como palestrante a arquiteta e secretária municipal de Planejamento, Ana Paula Wickert, que abordará alguns tópicos de desenvolvimento da cidade como Plano Diretor do município e Plano de Mobilidade Urbana. A reunião-almoço terá início às 12h e será na sede da Acisa (Av. General Neto, 443 – 5º andar). Os ingressos custam R$ 50,00 para associados da entidade e R$ 60,00 para não-sócios e podem ser retirados antecipadamente na Acisa. Mais informações: (54) 3311-1300 [email protected].

Palestra
A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Coprel, convida para a palestra Energia, Tecnologia e uma Visão de Futuro. O encontro acontecerá no dia 25 de agosto de 2016, a partir das 19h, no Salão Piemonte da Gran Palazzo, localizada na RST 324 – Km 6, Distrito Industrial. A iniciativa busca gerar mais valor para os negócios de cooperantes e clientes, com a ideia de que o compartilhamento de oportunidades faz a diferença, além de oportunizar a relação entre empresas locais e a economia, como forma de estimular a proteção e os ganhos econômicos e competitivos. A palestra é gratuita. 

Orçamento
A Câmara de Vereadores vota hoje o projeto do Orçamento para 2017. Foram protocoladas 22 emendas nas áreas de acessibilidade, inclusão digital, saúde, meio ambiente, agricultura familiar, transporte, urbanismo, educação, assistência social e dependência química. A Comissão de Orçamento e Tomada de Contas (COTC) e o setor jurídico da Casa já emitiram parecer favorável ao Projeto de Lei e parcialmente favorável às emendas apresentadas. Após a votação, já na quinta-feira (25), ocorre o parecer da redação final. O Legislativo tem até o dia 31 deste mês para encaminhar o documento ao Executivo, mas a entrega deve ser realizada antes, no dia 29.

 

Gostou? Compartilhe