OPINIÃO

Fatos 25.08.2016

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Julgamento político

Começa hoje mais um momento que ficará para a história do país. A presidente afastada Dilma Rousseff, que já fez história ao se tornar a primeira mulher presidente do país, igualmente faz história ao ser a primeira mulher impedida de exercer totalmente seu mandato. O impeachment é iminente. Basta saber qual será a margem de votos. Será um julgamento político. Não há crime comprovado. Seu afastamento se deu por absoluta incapacidade de conseguir fazer arranjos políticos e dar conta da economia do país. Cometeu erros, que ela própria admite. O resultado: são 11 milhões de desempregados, um governo sem capacidade de gestão (gasta mais do que arrecada) e estados, como o Rio Grande do Sul na mais completa penúria. Os reflexos, sentimos onde vivemos: no município.  Até a próxima terça-feira, quando teremos o resultado final deste processo que começou no ano passado, seremos todos protagonistas da história. Que história o Brasil estará contando daqui a 20 anos? 

Bebidas

A Associação dos Moradores do Centro (Amac) recebe reforço da Uampaf e da Agenda 21 para encaminhar alterações ao projeto de lei que pretende proibir venda e consumo de bebidas e vias públicas. O projeto estava na Cebes, recebeu emenda que fixa um limite de horário para a fiscalização que vai das 23h até às 7h. A proposta original, construída com o Ministério Público, é fixar a proibição em 24h. Por conta das emendas dos vereadores e de entidades comunitárias, o projeto volta para análise da Procuradoria Geral da Câmara, para depois retornar às comissões. É evidente a tentativa de obstruir, mesmo que regimentalmente, a votação do projeto.

Susto

A notícia do corte do Programa de Aviação Regional deu um susto nas lideranças de Passo Fundo. O corte foi duríssimo. Dos 270 aeroportos que deveriam receber investimentos, apenas 53 permaneceram. Passo Fundo está entre eles, muito por conta do avanço das etapas para executar o projeto. É o mais adiantado de todos os projetos.

Justiça

O juiz eleitoral de Passo Fundo, Átila Barreto Refosco, reconhece que o espaço onde foi realizada a reunião com partidos e órgãos de comunicação, na sexta-feira, não era o mais adequado porque não acomodou a todos. No entanto, não poderia ter sido outro, já que na sede do Cartório Eleitoral foi possível acessar o sistema informatizado para gerar as grades de mídia. Átila diz que a Justiça Eleitoral prioriza o caminho da prévia orientação para minimizar conflitos. “Promovemos vários encontros tratando de propaganda, registro, prestação de contas, dentre outros já agendados e que estão por acontecer”, acentuou.

Agenda

Reforçando para os candidatos a prefeito de Passo Fundo: O Jornal O Nacional disponibiliza espaço para divulgação das agendas, mas só vai publicar as que chegarem até à redação às 16h30. O processo é simples: cumprir o horário e enviar por email.

   

Gostou? Compartilhe