Exército poderá executar a obra da Transbrasiliana
Neivo Fabris
A pavimentação asfáltica do trecho da Transbrasiliana entre Erechim e Passo Fundo é uma demanda que se arrasta há quase meio século. O fim do imbróglio pode estar com os dias contados se dependerem da determinação do Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR-153 e da Duplicação da BR-285, trecho Passo Fundo a Carazinho. Lançado oficialmente no dia 18 de fevereiro em Ipiranga do Sul quando da Abertura Oficial da Colheita da Soja, o Comitê é presidido pelo reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza e integrado pelo presidente do Corede Norte e diretor-geral da URI Erechim Paulo José Sponchiado, o prefeito Mário Luiz Ceron (PTB), entre outros.
I I
Na semana passada os integrantes do Comitê estiveram em Porto Alegre para uma reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Os esforços do Comitê Executivo Pró- BR 153 e 285 foram reconhecidos por Hiratan Pinheiro da Silva, superintendente regional do DNIT/RS. Ele anunciou ao grupo a possibilidade de parceria com o Exército Brasileiro para a realização da obra da Transbrasiliana. Hiratan revelou que um Termo de Cooperação entre o DNIT/RS e o Batalhão Rodoviário do Exército deverá se firmado.
I I I
A expectativa é de que o Termo de Cooperação para a obra da BR-153 ocorra em duas etapas. A primeira será a licitação para a elaboração do projeto que deverá ser concluído no prazo de um ano. A segunda e última será a execução e conclusão do trecho de 68,4 quilômetros, que ficará sobre a responsabilidade do Exército. O Coronel do 4º Batalhão informou aos integrantes do Comitê que o General Márcio Velloso, diretor de Obras e Cooperação do Exército Brasileiro sinalizou a possibilidade de a corporação assumir com o DNIT/RS a execução da obra. Ao final do encontro a comitiva entregou o relatório com as ações empreendidas até então.
Curtas:
# A assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas divulgou nota a imprensa acerca da posse de Maria Luíza Tessaro (PP).
# Ela fez o juramento e assumiu uma das vagas da bancada governista na sessão realizada no último dia 18 de agosto.
# Na eleição de 2012 nenhuma candidata ao legislativo conseguiu garantir a titularidade e o melhor desempenho foi obtido por Ivonete Delfino (PP), Maíra Musso (PTB) e Jacir Simioni da Silva (PMDB), na12ª, 14ª e 15ª posição, respectivamente.
# Na campanha que teve início no dia 16 de agosto 13 candidatas disputam vaga para a Câmara de Vereadores instalada na esquina da Av. Borges/Leão.
# No ano de 2012 nenhuma das candidatas para as Câmaras de Erebango, Estação e Sertão ficaram entre os eleitos, e neste pleito 9, 11 e 10 candidatas nos respectivos município estão em campanha.
# Dos 26 candidatos ao legislativo de Floriano Peixoto nove são mulheres, e há quatro anos apenas Liane Karpinski (PT) foi eleita.
# Janete Fabris Pegoraro (PMDB) foi à única candidata a vereadora eleita em 2012 em Ipiranga do Sul e neste ano oito dos 26 candidatos inscritos são mulheres.
# Dos 186 candidatos à vereança nos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral 60 são mulheres, o equivalente a 32,25%.
# O grande número de candidatas é fruto da legislação eleitoral e também da campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que foi veiculado em rede nacional de rádio e TV estimulando as mulheres a participar da política.
Dito & Feito:
A 35ª Convenção de Supermercados – Expoagas 2016 que encerrou na noite de quinta-feira (25) reuniu mais de 40 mil visitantes no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. Palco de apresentação de novidades pela indústria e um dos maiores encontros varejistas da América o evento movimento cerca de R$ 500 milhões ao longo de três dias.