Passo Fundo terá Segundo Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Enfoque principal é o manejo do solo e a produção animal

Por
· 1 min de leitura
Serão quatro estações que abordam temas como pastagens perenes, pastagens anuais, grãos de cereais de inverno na alimentação animal e manejo e conservação de solosSerão quatro estações que abordam temas como pastagens perenes, pastagens anuais, grãos de cereais de inverno na alimentação animal e manejo e conservação de solos
Serão quatro estações que abordam temas como pastagens perenes, pastagens anuais, grãos de cereais de inverno na alimentação animal e manejo e conservação de solos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A segunda edição do Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) ocorre na Embrapa Trigo, de Passo Fundo durante todo o dia de sexta-feira (9). O enfoque principal é o manejo do solo e a produção animal. A realização é da Embrapa Trigo, Emater/RS-Ascar, Sebrae – Juntos para Competir, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e o patrocínio da Rede de Fomento ILPF, Sicredi e SulPasto. 

Serão quatro estações que abordam temas como pastagens perenes, pastagens anuais, grãos de cereais de inverno na alimentação animal e manejo e conservação de solos. As estações serão apresentadas por representantes da Emater/RS-Ascar e da Embrapa Trigo. 

Conforme o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adami, a parceria entre a pesquisa e a extensão só traz benefícios aos agricultores e, para este ano, foram agregados temas de relevância para o produtor e que são prioridades nas ações da região e do estado. 

Na estação sobre pastagens perenes será ressaltada a importância de se fazer um planejamento para ter pastagem o ano todo, analisando a relação custo/benefício. Sobre as pastagens anuais, também haverá informações sobre o valor nutritivo, planejamento, silagem e feno e os cereais de duplo propósito. 

Já na estação sobre cereais de inverno na alimentação animal, serão abordados os aspectos referentes à fisiologia digestiva dos ruminantes, associada ao balanço nutricional e equilíbrio de energia e proteína na dieta. Também será apresentada aos participantes a alternativa de armazenagem de grãos em silos secadores modelo Emater/RS-Ascar, proporcionando melhor qualidade do produto armazenado e melhores índices produtivos. 

A estação sobre manejo do solo contempla os temas de conservação do solo e da água, plantio em nível e manutenção da palha em superfície para diminuição da erosão e manutenção da água e dos nutrientes na lavoura. Estrutura do solo, alternativas para rotação de culturas também são assuntos da estação. Também haverá demonstração prática do efeito da escarificação (estratégia física para quebrar camadas compactadas do solo) sobre o crescimento das raízes e o melhor aproveitamento da água e dos nutrientes do solo.

Gostou? Compartilhe