Entrevistas
Desde a eleição de 2010, o Jornal O Nacional mantém uma parceria com a UPFTV, pela qual são realizadas entrevistas com candidatos a prefeito e também com candidatos que representam Passo Fundo nas eleições para deputado. A parceria será reeditada neste ano. A partir desta segunda-feira, 12, começa a série de entrevistas com os cinco candidatos a prefeito do município. A reunião que definiu os critérios e a ordem do sorteio foi realizada no dia 8 de agosto, na sede da UPFTV. As entrevistas serão ao vivo, no primeiro bloco do programa Canal de Notícias. A ordem é a seguinte: Osvaldo Gomes, PP; Luciano Azevedo, PSB; Antônio Rodrigues, PSTU; Rui Lorenzatto, PT; e Celso Dalberto, Psol. As entrevistas serão reproduzidas, na integra em outros dois horários da emissora, às 19h30 e 22h30, no Canal 4 aberto e 14 da Net. E serão publicadas na edição de ON, no dia seguinte.
Impugnações na região
O Tribunal Regional Eleitoral manteve a impugnação da candidatura a prefeito de Aylton Magalhães, PP, em Carazinho. A decisão foi unânime. O pedido de impugnação foi feito pelo Ministério Público Eleitoral, por ato de improbidade administrativa. Ayton foi condenado por compra de madeiras por preço superior ao valor de mercado, sem que houvesse licitação prévia, nem autorização do setor de compras do município. Uma reunião dos partidos que compõe a aliança, PP e PMDB, deverá decidir sobre a continuidade da campanha. A coligação tem até o dia 12 de setembro para a substituição do candidato, se assim decidir, mas pode também recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.
Ernestina
Também está impugnada a candidatura a prefeito de Aderi Baumgratz Soares, PSDB. A impugnação pedida pelo Ministério Público Eleitoral de Passo Fundo, foi motivada pela condenação criminal perante o Tribunal de Justiça do Estado, por crimes licitatórios, praticados em 2004. A impugnação é uma decisão do juiz eleitoral, Átila Barreto Refosco, da zona 128. Cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral. A coligação também tem opção de substituir o candidato.
Deferidos
Todos os candidatos a prefeito de Passo Fundo tiveram seus registros deferidos pela Justiça Eleitora, conforme consta no portal do TSE.
Despedida
“Depois de nove anos como Juiz da Infância e Juventude, recebo a notícia de que o Conselho da Magistratura deferiu meu pedido de remoção para a Vara de Família e Sucessões de Passo Fundo. Apesar de todas as dificuldades e desafios, encerro este ciclo com o sentimento de dever cumprido. Muito mais gostaria de ter feito: sou apaixonado pelo tema e continuo acreditando que a nossa juventude, desde que bem cuidada, pode ser agente de transformação e melhoria da nossa sociedade”. Com estas palavras o juiz Dalmir Franklin Oliveira Jr. se despediu na Vara da Infância e Juventude de Passo Fundo. A manifestação completa do magistrado está na sua conta no Facebook.