OPINIÃO

Instrumental Picumã

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

“De uma fogueira carregada de influências vindas da música regional, das canções latinas, do folclore argentino do Prata e do jazz presente tão fortemente no mundo inteiro, se deu a fuligem da queima desta madeira, o Instrumental Picumã”.

Ao remexermos neste Picumã formado pela experiência, tarimba e trajetória destes músicos de indiscutível expressividade no cenário musical do Sul do País, iremos encontrar um trabalho que reflete esta bagagem e explode em qualidade e originalidade sonora, fruto da mescla de influências dos diversos estilos musicais que passeiam pelo nosso Continente.

É a musica regional gaúcha dona de uma roupagem única, buscando valorizar a sua sonoridade típica, através do acordeão de Paulinho Goulart e do violão de Matheus Alves, permeada pelo choro e bossa nova, através da flauta de Texo Cabral, e pelos ritmos latinos, como candombe, salsa e chacarera, com o contrabaixo do uruguaio Miguel Tejera. E acrescentando, ainda, a sonoridade afro-brasileira com a percussão de Bruno Coelho.

Em seu repertório, o Instrumental Picumã apresenta composições de seus integrantes e também algumas parcerias com compositores próximos e amigos, como Leandro Rodrigues e Zelito Ramos.

Releituras de compositores que os influenciam, como Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Astor Piazzolla, Lito Vitale e Chick Corea, são trabalhadas apresentando em seu temas uma sonoridade própria e particular do grupo.

O grupo Instrumental Picumã foi formado em 2013, com a proposta de retratar a música regional gaúcha com influências e fusões de culturas vizinhas. Desde então vem participando ativamente da cena musical do Sul, apresentando-se em diversos espaços em porto Alegre e em projetos como: Sofar Sounds, Noites de Milonga, Galpão Crioulo, Galpão Nativo, entre outros.

Em julho deste ano lançou uma campanha de financiamento para finalizar e lançar seu primeiro disco, “Instrumental Picumã”.

A campanha encerra hoje, dia 10/09, às 23:59, na plataforma Traga Seu Show e propõe ao público a contribuição espontânea de valores sugeridos para financiar o projeto em troca de recompensas, como: cds, canecas, camisetas, participações em workshops, além de pocket e grandes shows, entre outros.

A ideia de lançar o disco surgiu em 2014 e desde então vem sendo desenvolvida e trabalhada pelos músicos em toda sua concepção. Uma das características mais marcantes deste novo trabalho acontece durante o processo de gravação, quando eles gravam de uma só vez cada uma das faixas, como uma apresentação ao vivo em estúdio. Este método imprime uma nova linguagem e uma identidade bem forte ao projeto. As etapas de composição, gravação, mixagem e masterização do disco já foram concluídas, porém, restam ainda os processos de prensagem e de divulgação do trabalho, que serão finalizados com o valor arrecadado na campanha.

A difusão da música independente cresce a cada dia e a colaboração e participação do público neste processo é primordial para o sucesso deste empreendimento.

Para contribuir com a campanha, o público deve acessar o site http://www.tragaseushow.com.br/instrumentalpicuma e escolher sua recompensa de acordo com o valor que deseja contribuir. Para mais informações sobre o projeto e agenda de shows, basta acessar a página do Grupo no Facebook

https://www.facebook.com/instrumentalpicuma/

INSTRUMENTAL PICUMÃ NA INTERNET

Para assistir aos vídeos: https://www.youtube.com/channel/UC1fBJDv2-vMG0B7Ye9QI5iQ

Para conferir as músicas que estarão no CD:

https://soundcloud.com/instrumental-picuma

 

Gostou? Compartilhe