A eleição municipal deste ano acontece num dos momentos mais emblemáticos da história brasileira. A cassação da presidenta da República se confirmou com ampla margem de votos, mas pairam dúvidas sobre o destino de seu algoz, o ex. presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB). Situação idêntica ocorre com os políticos e empresários investigados pela Lava Jato. Se não bastassem os escândalos já revelados outros tantos estão vindo à tona. As denúncias que envolvem os fundos de pensão dos Correios, Banco do Brasil e Petrobrás são de bilhões de reais, parte deles utilizados indevidamente em campanhas.
I I
É preciso reconhecer os esforços da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral no combater ao abuso do poder econômico no pleito em curso. O processo que irá culminar com as eleições do próximo dia dois de outubro será o mais franciscano das últimas décadas. A proibição de doações de pessoas jurídicas e um apurado controle nos gastos devem minimizar a corrupção. Os mecanismos de controle serão aprimorados para que daqui dois anos, quando será eleito o novo presidente da república, os governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Novos ventos para a incipiente democracia brasileira.
I I I
Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral dão conta que 37,1% dos candidatos que disputam as eleições municipais não têm o ensino médio completo. Com o ensino fundamental completo são 13,6%, e incompleto 15,5%. De cada cem candidatos três declararam que sabem apenas ler e escrever e sete se declaram analfabetos. Caso vierem a ser eleitos os candidatos que se declararam analfabetos será considerados inelegíveis. Entre os candidatos a prefeito 51% têm curso superior completo e entre os vereadores apenas 19%.
Curtas:
# A coligação União, Trabalho, Ordem e Progresso formada pelo PMDB, PPS e PDT do município de Estação, realizou um novo registro da chapa majoritária junto ao Cartório Eleitoral.
# Com a candidatura indeferida o ex. prefeito José Carlos Tonin (PPS) apresentou a defesa junto ao TRE/RS, mas retirou sua candidatura.
# Humildes Camargo (PMDB), passa de candidato a vice-prefeito para candidato a prefeito e para o cargo de vice foi escolhida a ex. vereadora Maria Helena Tonin (PPS).
# A impugnação do candidato Irineu Queiroz (PT) a vice-prefeito de Getúlio Vargas foi rapidamente contornada pela coordenação de campanha.
# O ex. prefeito Dino Giaretta (PT) assumiu a candidatura à majoritária e Nilton Scariot (PT) foi mantido na chapa majoritária como candidato a vice-prefeito.
# Dois pedidos de providência e uma indicação foram apresentados na sessão da Câmara de Getúlio Vargas na noite de quinta-feira (8).
# Um dos pedidos pede o recapeamento da pista de atletismo do Centro Esportivo Municipal Ataliba José Flores e uma cobertura para instalação de aparelhos de ginástica no mesmo logradouro.
# O segundo, uma estrutura coberta nas proximidades da sede do Esporte Cobra Preta para abrigar os estudantes universitários que utilizam o transporte.
# A indicação ao executivo é para a instalação de uma academia de ginástica em uma das salas do SESI, complexo que passou a ser administrado pelo município.
# Um vereador quer do poder executivas informações sobre a situação dos terrenos doados no Loteamento Parque Industrial, localizado no Bairro São Cristóvão.
# Deintre as informações, o cumprimento das exigências estabelecidas nas Leis do Município que autorizam as referidas doações.
#A falta de compreensão das atribuições de vereador, prefeito e vice podem ser mensurados nas redes sociais.
# A mesma ferramenta que facilita o acesso aos eleitores pode se transformar, se mal utilizada, numa armadilha.
#Através de um vídeo postado no facebook um candidato da 70º Zona Eleitoral apresenta seu “plano de governo”, e promete votar favoravelmente “nos projetos de interesse da comunidade”.
Dito & Feito:
A professora Adriana Storti, da URI Erechim, participou do 2º Simpósio Avaliação da Educação Superior (AVALIES), realizado de 31 de agosto a 08 de setembro, na UFRGS. O encontro teve como objetivos debater o estado da arte das diversas temáticas envolvidas na avaliação do ensino superior e provocar a interação entre pesquisadores da área, membros de CPA´s (Comissões Próprias de Avaliação), direções e reitorias.