?sltima semana do inverno ainda tem frio

Ar de origem polar, que será precedido por forte área de instabilidade, deixa as manhãs com mínimas abaixo de 10ºC até sexta-feira

Por
· 2 min de leitura
Primavera é estação com maior ocorrência de temporais acompanhados de rajadas de vento e granizoPrimavera é estação com maior ocorrência de temporais acompanhados de rajadas de vento e granizo
Primavera é estação com maior ocorrência de temporais acompanhados de rajadas de vento e granizo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O inverno já está se despendido e nesta última semana ainda deve deixar as manhã mais frias, com temperatura abaixo dos 10ºC, pelo menos até sexta-feira. Com a virada da estação, que acontece na quinta-feira (22), também está prevista a ocorrência do evento La Niña. O evento deve deixar o volume médio de precipitação abaixo do normal. Mesmo assim, como é característico da estação, podem ocorrer temporais com rajadas de vento e quedas de granizo.

Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio uma forte área de instabilidade entra na região hoje e o tempo fica instável com chuva e períodos de melhoria. A temperatura entra em ligeiro declínio à noite devido à entrada de um ar frio de origem polar e as mínimas ficam abaixo dos 10ºC até sexta-feira. Há risco de rajadas de vento de moderada a forte intensidade. Hoje, a mínima fica em torno de 14ºC e a máxima não deve passar dos 18ºC.

Amanhã o dia inicia claro a parcialmente nublado com a mínima de 8ºC e máxima de 18ºC. A quinta-feira fica com céu claro a parcialmente nublado, mínima 6ºC e máxima de 18ºC. Na sexta-feira o dia também fica claro a parcialmente nublado com temperaturas entre 8ºC e 24ºC. Para o final de semana a previsão é de que o sábado fique com mínima próxima dos 12ºC e a máxima possa chegar aos 28ºC.

Na previsão estendida há indicativo de aumento de nebulosidade no domingo, com pouca possibilidade de chuva. Já para o feriadão, é possível que o tempo permaneça firme com um pouco de frio pela manhã, mas às tarde as temperaturas ficam amenas.

Próximos meses

O Boletim Climático divulgado pelo 8ºDISME/INMET e CPPMet/UFPEL indica grande probabilidade de evento La Niña no restante do ano. O cenário indica redução na umidade atmosférica contribuindo para diminuição das precipitações acumuladas em algumas regiões do Estado, especialmente no final do trimestre (setembro-outubro-novembro).

Para o mês de setembro as precipitações devem ficar pouco abaixo do padrão na parte norte e dentro nas demais regiões do Estado. Durante o mês de outubro a tendência é de precipitações pouco abaixo, principalmente no sul e sudoeste.  Para o mês de novembro são esperadas precipitações abaixo do padrão, principalmente no noroeste do Estado.

Temperaturas médias

O prognóstico regional para as temperaturas mínimas mostra para o mês de setembro temperaturas médias oscilando dentro do padrão na maior parte do Estado. Nos meses de outubro e novembro o modelo mostra valores médios pouco abaixo do padrão climatológico na maior parte do Estado. Para as temperaturas máximas, o modelo regional durante o mês de setembro, aponta para oscilações dentro do padrão em todo o Estado. No mês de outubro e novembro espera-se temperatura média pouco acima do padrão, especialmente no oeste do Estado.

Sampaio explica que a transição do inverno para a primavera, a primavera como um todo, até a transição para o verão, é marcada pelo maior registro de temporais, ventos e de queda de granizo. Mesmo com indicativo de precipitações abaixo do padrão, o mês de setembro tem média histórica de volume de chuva alta, 200 mm, a média de outubro é de 153mm e a de novembro é de 132mm.

Gostou? Compartilhe