Mostra da Cultura Gaúcha e a República das Carretas

Neste ano, Mostra não terá competição entre as entidades participantes. Para o Desfile Farroupilha, cavaleiros deverão identificar animais diretamente com entidades tradicionalistas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os Festejos Farroupilha têm seguimento neste final de semana e no próximo dia 20, feriado, com a realização da 24ª Mostra da Cultura Gaúcha e do Desfile Farroupilha, respectivamente. A programação de ambos os eventos ocorre na Avenida Sete de Setembro, junto ao Parque da Gare. A mostra terá início às 14h e o Desfile às 8h30. Neste ano, a Mostra não terá disputa entre as entidades e cavaleiros que querem participar do Desfile devem estar atentos à identificação dos animais e comprovações exigidas. Os Festejos Farroupilha de Passo Fundo se encerram no próximo final de semana, 24 e 25 de setembro, com o 1º Rodeio Artístico do Planalto, no Parque de Rodeios da Roselândia.
De acordo com a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi, com o novo formato, a Mostra da Cultura Gaúcha terá desfile único e sem concurso entre as entidades. Serão seis entidades participantes que deverão levar para o desfile nove alegorias que retratarão o tema República das Carretas. “Neste ano, a pesquisa do tema foi realizada por Airton Timm. Fizemos a pesquisa e as entidades farão a execução das alas e das invernadas. E todas as entidades participantes receberão, no dia 20 de setembro, o Troféu de Participação”, explica.
A coordenadora destaca que o tema escolhido é difícil de ser contextualizado em alegorias e irá retratar o período histórico de 1835 a 1889. “Contará a história das capitais Farroupilhas, os mandatos de governadores e intendentes, a Revolução Farroupilha, o Tratado da Paz e a própria proclamação da república do Brasil, a aprovação dos símbolos como hino e bandeira do Rio Grande a importância da Maçonaria na formação do Rio Grande e na Revolução Farroupilha”, resume. Está estimada a participação de 400 a 500 pessoas no desfile. Participam da Mostra o CTG Fagundes dos Reis, Departamento Tradicionalista Juvenil, Associação de Trovadores Pedro Ribeiro da Luz, CTG Moacyr da Motta Fortes, GCT Cavaleiros do Mercosul e CTG Estância Nova.
Neste ano, a opção pela realização da Mostra sem a concorrência entre as entidades se deve a uma medida de contenção de gastos, tanto da Prefeitura, que promove o evento, quanto das entidades que participarão. Pela importância da Mostra optou-se por adequar o formato ao invés de simplesmente cancelar a programação.


Desfile Farroupilha
O Desfile Farroupilha será realizado no dia 20 a partir das 8h30, também na Avenida Sete de Setembro. Gilda lembra que todos os cavaleiros que quiserem participar terão de entrar em contato com alguma entidade tradicionalista para fazer a identificação dos animais, conforme instruções repassadas pela 7ªRT a todas entidades. “Nenhum cavalo vai desfilar se não for identificado pela entidade à qual ele está representando. Foram distribuídas cerca de 900 identificações e teremos na entrada da Sete de Setembro com a Presidente Vargas, um brete, que é por onde passará a equipe veterinária, a Brigada Militar e a Guarda Municipal que está apoiando na fiscalização”, alerta. Para participar do desfile será exigida a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA), exames negativos para mormo e anemia, além de comprovantes de vacinação.


1º Rodeio Artístico
A programação dos Festejos Farroupilha se encerra no próximo final de semana, dias 24 e 25, no Parque de Rodeios da Roselândia com o 1º Rodeio Artístico do Planalto. A programação inclui shows com entrada franca, concurso das invernadas mirim, pré-mirim e juvenil e baile, além de praça de alimentação e mateada.

Gostou? Compartilhe