OPINIÃO

Fatos 22.09.2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sem cabimento

O ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, que costuma ser engraçadinho no twitter com quem lhe segue, foi infeliz numa colocação sobre a emenda fantasma que surgiu do além no plenário da Câmara dos Deputados, na segunda-feira, para anistiar os políticos que praticaram caixa 2 nas campanhas eleitorais passadas. Disse ao Jornal O Globo ser ‘pessoalmente favorável a aprovação da anistia. "Quem foi beneficiado no passado, quando [caixa dois] não era crime, não pode ser penalizado. Esse debate tem que ser feito sem medo, sem preconceito, sem patrulha e sem histeria”, disse. O presidente Michel Temer, em Nova Iorque foi tomado de assalto com a declaração"Isso foi surpreendente para mim, quando eu chegar lá no Brasil vou examinar esta questão". Parem o mundo que eu quero descer. E aí??? Tentar, numa segunda-feira, votar uma emenda para anistiar caixa 2, a gente chama do que mesmo???

Últimos dias

Faltam 11 dias para as eleições. É possível que as estratégias se intensifiquem na última semana. É possível também que os eleitores comecem a decidir o voto. Portanto, são minutos finais do jogo que, em Passo Fundo, não tem segundo tempo (turno). Os dois debates eleitorais que ocorrerão na próxima semana, o da Uirapuru e o da RBS, no dia 29, um pela manhã e outro à noite, serão os termômetros para o domingo. Historicamente os últimos debates costumam pegar fogo.

Espaço

A inserção do candidato a vice-prefeito Alcindo Roque na campanha é de tal ordem que, por vezes, chego a pensar que ele é o candidato a prefeito. Obviamente que ele terá um papel importantíssimo numa eventual administração de Osvaldo Gomes, PP, dito pelo próprio a esta colunista. O que não deixa dúvidas agora é que Alcindo quer mesmo participar ativamente da política. 2018 está aí e 2020 também.

Sem condições

A proposta apresentada por Alcindo Roque nos programas eleitorais sobre o aeroporto é por demais polêmica. Ele sugere a construção de um novo aeroporto para Passo Fundo, na área onde hoje é o Aeroclube. Isso representa municipalizar o aeroporto, um processo por demais complexo. Além disso, o espaço do Aeroclube não reúne as condições técnicas para a construção de um aeroporto nos moldes pretendidos pelo candidato a vice-prefeito, que é de passageiros e de carga.

Vale tudo

Lideranças do PT compartilharam ontem um vídeo paródia da campanha de Luciano Azevedo, PSB, com cenas de vários pontos turísticos do mundo, mostrando que foi Luciano que fez. 

Gostou? Compartilhe