Romaria de São Miguel: 145 anos de devoção

Peregrinação, que é a mais antiga do estado, acontece neste final de semana

Por
· 1 min de leitura
Romaria é uma das mais tradicionais de Passo FundoRomaria é uma das mais tradicionais de Passo Fundo
Romaria é uma das mais tradicionais de Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em sintonia com a proposta do papa Francisco, que definiu o Ano Santo da Misericórdia, a 145ª edição da Romaria de São Miguel, que acontece neste domingo, 25, reza o lema “São Miguel, ajuda-nos a viver a misericórdia na família” e busca reunir, mais uma vez, milhares de fiéis devotos ao arcanjo em Passo Fundo e região.
A peregrinação - que acontece desde 1871 sendo, assim, a mais antiga do Rio Grande do Sul – envolve o trabalho da Paróquia São Vicente de Paulo e, também, das comunidades da área, especialmente da localidade do Pinheiro Torto, local onde está construída a Capela de São Miguel. Antes da percurso, no entanto, os romeiros se reúnem em preparação: desde a quarta-feira, 21, a Capela recebe a comunidade em celebrações que refletem o lema da Romaria. “Essas liturgias ajudam a vivenciar a devoção a São Miguel”, comenta o pároco da Matriz São Vicente de Paulo, Carlos Jaroceski. O tríduo será encerrado nesta sexta-feira, 23, com uma procissão luminosa que inicia no Posto São Miguel e segue em direção à Capela.


Programação
No domingo, às 8h30, tanto a paróquia São Vicente de Paulo quanto a Capela iniciam a manhã com uma missa de acolhida aos fiéis. A peregrinação, de fato, inicia às 9h15 em frente à igreja São Vicente e segue em direção à Capela onde, por volta das 10h30, será realizada uma missa festiva com a presença da imagem histórica de São Miguel. Mais tarde, às 11h30, o Grupo Alforria de São Miguel faz uma apresentação cultural africana. Ainda, no local serão vendidos cartões para o almoço – com possibilidade de churrasco (2 kg a R$ 60) e carreteiro (R$ 10 a marmita). Também estará disponível o serviço de copa e cozinha com a venda de doces, bolos, pastéis, água e refrigerante. Na parte da tarde, será realizada a bênção da saúde e, por fim, a comunidade poderá prestigiar um momento de integração com a animação de uma banda.


Serviço
145º Romaria de São Miguel
8h30: Missa na Matriz São Vicente de Paulo | Missa na Capela de São Miguel
9h15: Peregrinação inicia na Matriz e segue em direção à Capela – 5km
10h30: Missa Festiva com a presença da Imagem
11h30: Apresentação cultural do Grupo Alforria
12h: Almoço
14h: Celebração | Bênção da Saúde | Música ao vivo com banda

Gostou? Compartilhe