Desde que iniciou a Campanha Nacional de Multivacinação, no dia 19, 2.866 crianças foram atendidas nas unidades de saúde de Passo Fundo para atualizar a carteira de vacinação. Deste total 1.211 crianças fizeram 2.227 doses de vacinas, sendo 1.060 somente no sábado, quando foi realizado o Dia D de vacinação. O período de imunização segue até o dia 30 de setembro e tem como objetivo a revisão e atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes. Todas as 24 unidades com sala de vacinas do município participam da iniciativa. O secretário da Saúde Luiz Artur Rosa Filho informa que o número de vacinas feitas é positivo especialmente porque se identificou que 40% das crianças que foram levadas por seus pais até as unidades estavam com alguma dose de vacina em atraso.
A campanha é destinada à população de crianças menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias), crianças de 9 anos e adolescentes de 10 anos a menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). No dia 24 de setembro, das 08h às 17h, haverá o Dia D de Vacinação.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é importante levar a carteira de vacinação. “As famílias devem levar a carteirinha, pois o objetivo é justamente atualizar e deixar completa a caderneta que registra todo o histórico de vacinas e doses”, disse o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho. De acordo com ele, as equipes também realizarão a vacina do HPV em meninas de 9 a menores de 14 anos (13 anos 11 meses e 29 dias).
O calendário nacional de vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. No Rio Grande do Sul, mais de 1,6 milhão de crianças e jovens estão nessa faixa. Como a imunização será seletiva, apenas para quem está com alguma dose pendente, não se trabalha com meta de cobertura para essa campanha.
Cumprindo o calendário de vacinas
Doses administradas em intervalos inoportunos ou em número insuficiente podem prejudicar a proteção coletiva. Com isso, as doenças que foram eliminadas ou erradicadas podem voltar, ou até mesmo ocorrer o deslocamento da doença da infância para a adolescência ou para o adulto jovem, como é o caso, atualmente, da caxumba.
Locais de vacinação
Central de Vacinas
Ambulatório de Especialidades
Caic
Cais Petrópolis
Cais Vila Luíza
Cais Hípica
Cais São Cristóvão
Cais Boqueirão
ESF Adolfo Groth
ESF Jaboticabal
ESF Adriana lírio
ESF Mattos
ESF Nenê Graeff
ESF Planaltina
ESF Jerônimo Coelho
ESF Ricci
ESF Santa Marta/Donária
ESF Valinhos
ESF São Cristóvão
ESF Zachia
UBS Jardim América
UBS Ivo ferreira
UBS Adirbal Corralo
UBS Vila Nova