OPINIÃO

Fatos 29.09.2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dois debates
Último dia de propaganda de TV e rádio e também último dia para realização de debates. Os candidatos a prefeito de Passo Fundo dedicarão suas agendas a dois confrontos importantes. O primeiro, na Rádio Uirapuru (é o segundo da emissora) começa às 9h e segue até às 11h. O formato atual não inclui as questões de representantes das comunidades. Os temas serão livres e o enfrentamento será direto. No comando estará o jornalista Jair Ineri. O segundo, será na RBS-TV, às 22h30. A emissora elencou temas que serãosorteados na hora. Nos quatro blocos do programa, todos os candidatos falarão. Também, neste desenho de debate, o confronto será direto. O jornalista Mateus Rodighero estará na mediação.

Negado
O Juiz Eleotiral Átila Barreto Refosco, responsável pela 128º Zona Eleitoral, negou pedido de liminar solicitado pelo PSOL e PSTU para que tivesse acesso ao debate da RBS TV, que será hoje à noite, às 22h30.

Uma Jornada para a cidade
Ultrapassar os muros (fictícios) da Universidade de Passo Fundo e invadir cada espaço da cidade. Esta é a proposta do novo modelo da Jornada Nacional de Literautra, concebida depois de muitos estudos, debates e entendimentos. A Jornada, que não teve sua edição de 2015 por conta de questões financeiras, se adapta dentro de uma nova realidade, sem abandonar o seu propósito inicial que é a formação de leitores. Será mais enxuta, de menor custo, mas pretende ser maior em envolvimento.

Despedida

Vereador Paulo Pontual, PP, fez ontem o último grande expediente do mandato. Se despediu. Ele não concorre a reeleição. Ponderou que as questões partidárias predominam no Legislativa, muitas vezes prejudicando o debate e votação de pautas de interesse da comunidade. O vereador tem toda a razão. O projeto que proíbe consumo e comercialização de bebidas alcoolicas em vias públicas é o exemplo mais atual destaverdade.

Finaleira
Expectativa para os últimos programas de TV e rádio, cujas veiculações encerram hoje. Sempre são voltados à emoção, com destaque a trajetória dos candidatos a prefeito. Com poucos recursos, os candidatos se viraram, literalmente, nos trinta. Muitos repetiram programas mais do que o normal. O tempo de 10 minutos divididos entre os cinco candidatos, conforme o tamanho do partido e alianças, foi outro componente que exigiu das equipes muita criatividade. Foi como colocar Passo Fundo dentro de Marau. Muitos pequenos milagres foram feitos nos últimos 35 dias.

Gostou? Compartilhe