Fim de semana de nebulosidade

?sltima semana de setembro se despede com elevação na temperatura e baixa umidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nesta sexta-feira (30), as temperaturas se mantêm entre os 8°C e 22°C, com céu nublado e encoberto. O primeiro fim de semana de outubro deve ser nebuloso, com temperatura em elevação gradativa e baixa umidade, ocasionados pela massa de ar seco que se arrastou na última semana. O sábado (01) abre o próximo mês de maneira similar a esta sexta-feira: estável, com céu nublado e encoberto, temperatura mínima de 10°C e máxima de 22°C. No domingo (02), dia de eleições em todo o país, o clima sofre elevação, com temperatura mínima de 12°C e máxima de 25°C. Além de muitas nuvens, a chuva prevista para a segunda-feira (03) pode se antecipar para a noite de domingo, estendendo-se pelo início da semana. As informações são do observador meteorológico da Embrapa Trigo, Invegdonei Sampaio, conforme boletim climático divulgado pelo 8º Distrito Meteorológico/Instituto Nacional de Meteorologia (DISME/INMet) e o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPEL).


Baixa precipitação
Setembro contou com 75mm de chuva no Rio Grande do Sul, o que caracteriza apenas 35% da média de 200mm esperada para todo o mês. Apesar da precipitação abaixo do previsto, até então, o resfriamento do Pacífico não foi intenso o suficiente para o aparecimento do La Niña e a tendência é de que o fenômeno continue afastado do Estado durante a primavera, notícia que pode alegrar agricultores.
Devido ao predomínio de períodos mais secos, o prognóstico para o mês de outubro indica grande amplitude climática diária, com manhãs e noites marcadas por quedas na temperatura e tardes com temperaturas levemente elevadas, principalmente entre o começo e meio da estação. Bem como setembro, outubro e novembro devem contar com precipitações abaixo da média.

Gostou? Compartilhe