OPINIÃO

Fatos - 01/10/2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Alto nível
Uma campanha eleitoral tranquila em Passo Fundo. Tanto na disputa direta entre os cinco candidatos, quanto na esfera Judicial. Não há pendências jurídicas neste pleito. Os dois juízes eleitorais Átila Barreto Refosco e João Marcelo Barbiero de Vargas que atendem, respectivamente, a 33ª e a 128ª Zonas Eleitorais, trabalharam para cumprir todos os prazos e não deixar pendências que possam sucitar dúvidas aos eleitores. A campanha no município foi na mais absoluta ordem. Não houve sequer um registro policial, o que demonstra maturidade no processo. Estão de parabéns todos os candidatos envolvidos. O nome do futuro prefeito e a composição da próxima Legislatura deverão serão conhecidos até às 18h deste domingo. A apuração será fácil e rápida, segundo o juiz Barreto Refosco. O sistema está mais ágil. Na medida em que os resultados chegarem ao cartório, é o tempo de repassar os dados para o sistema totalizar. O Cartório vai instalar um telão na parte externa para acompanhamento da apuração.

Pequenos
O resultado dos pequenos municípios que percentem a Passo Fundo, devem demorar mais a sair. O fator distância é o que determinará a agilidade.

Pesquisa
Nenhuma pesquisa de opinião pública para prefeito ou para vereador em Passo Fundo foi inscrita na Justiça Eleitoral. Portanto, a que circula, especialmente pelas redes sociais, é falsa. A afirmação foi feita pelo juiz Átila Barreto, depois de ter recebido uma cópia do material postado.


Ibama fechado
O que vinha se desenhando foi confirmado. O Diário Oficial da União de sexta-feira publicou portaria que determina a desativação de 14 unidades descentralizadas do Ibama. Entre elas, está a base avançada de Passo Fundo. A justificativa é o aprimoramento do modelo de gestão descentralizada, considerando a atuação das superintendências e as demandas regionais, além de buscar maior integração com as prioridades estratégicas do Instituto. As superintendências dos estados deverão concluir a desativação das unidades referidas até 31 de dezembro deste ano.

Consciência
A eleição é um momento de exercitar solitáriamente a cidadania. O voto é único, é de propriedade individual, mas a repercussão dele é coletiva. Portanto, vote com consciência. Participe da política, exercendo o que é de mais valioso na democracia: o direito de escolher. Bom voto!

Gostou? Compartilhe