OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Prêmio I
O projeto de extensão “Educação Inclusiva Equoterapêutica”, ligado à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) e à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), está concorrendo ao Prêmio Educação RS 2016. Coordenado pelo professor Paulo Cezar Mello e selecionado pela direção e pelo colegiado do Sinpro-RS, o trabalho está entre os três melhores apresentados na categoria Projeto, juntamente com iniciativas da Fundação Ecarta e da Feevale.


Prêmio II
Até o dia 6 de outubro, os mais de 20 mil professores associados ao Sindicato escolherão, via formulário eletrônico, os vencedores nas categorias Profissional, Projeto e Instituição. Instituído pelo Sinpro/RS em 1998, o Prêmio Educação RS tem como objetivo estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania. A entrega do troféu Pena Libertária acontecerá no dia 14 de outubro, em Porto Alegre, marcando a passagem do Dia do Professor.

Anime Tchê
Há cerca de nove anos, o Anime Tchê reúne fãs de cultura nerd, otaku e geek de Passo Fundo e Região em um evento dedicado às atividades desse mundo que eles tanto gostam. Em 2016, não poderia ser diferente. Voltado às novidades do mundo da cultura oriental, buscando celebrar a imaginação, o conhecimento e a criatividade, a atividade com foco em Animê e Mangá, irá contar com concurso de desenhos, games, quadrinhos, artes marciais, músicas K-Pop, anime quiz, sala de RPG, além do tradicional concurso de Cosplay. Entre as atrações do Anime Tchê 2016 também está a youtuber e cosplayer Isis Vasconcellos. O Anime Tchê acontece neste sábado (01/10), das 09h30min às 19h, na IMED. Ingressos podem ser adquiridos antecipadamente (OR Games, Razor Informática, Sebo Café, Shop Geek e Shop Tech) ou na hora, ao valor de R$ 15,00. Confira a programação completa AQUI. (http://animetche.com/cronograma-anime-tche-2016/)

Dia Mundial do Coração
O Hospital da Cidade, através do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS, realizou na quinta-feira (29) uma Feira de Saúde alusiva ao Dia Mundial do Coração. Foram realizados mais de 150 atendimentos, além de orientações sobre qualidade de vida e esclarecimentos sobre cateterismo, exame responsável pelo diagnóstico de doenças cardíacas. Em 2015, as doenças cardíacas foram responsáveis por 17 milhões de mortes no Brasil. Entre as principais formas de prevenção estão a alimentação saudável, a prática de atividade física regularmente, além da redução de consumo de álcool e cigarros.

Exposição I
Dentro da programação do IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES), do V Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM) e do I Seminário Nacional Integrado da Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Arte (SENI), a Universidade de Passo Fundo (UPF) promove a exposição “Cheia”. A mostra contempla a arte de Val Schneider. A abertura oficial acontece na próxima terça-feira (04), às 19h, na sala Laura B. Felizardo, localizada na Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), Campus I. A visitação inicia no dia 5 e pode ser feita até 31 de outubro, das 8h às 22h.


Exposição II
Val Schneider é natural de Curitiba e hoje reside e trabalha em Erechim. Egressa do curso de Artes Visuais da UPF é ilustradora e gestora do atelier Pastilha, espaço de arte autônomo onde desenvolve oficinas e laboratórios de processo criativo. Sua atual produção tem se desdobrado em diversos meios e práticas experimentais. Investiga questões como lugar, memória e imagens, principalmente fotografias antigas, como possibilidades e relações poéticas. A exposição “Cheia” utiliza objetos como brinquedos e miniaturas para construir espécies de cenários submersos em recipientes com água e pigmento.

Gostou? Compartilhe