OPINIÃO

Ponto de Vista

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+


Esta coluna foi escrita na manhã de sábado (01), a menos de 24 horas do início das eleições municipais. Na contagem regressiva para o início da votação na manhã de domingo (02), os candidatos realizar as últimas investidas na busca dos votos. Nos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral - Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Floriano Peixoto e Sertão -, o resultado para a eleição majoritária será conhecida logo após as dezessete horas.
 
II
Os profissionais da imprensa estarão a postos acompanhando os números. Num primeiro momento, os apurados pelos partidos e coligações a partir do boletim de urna. Ao final da votação, em cada seção eleitoral, a urna eletrônica imprime o boletim com a apuração dos votos. Considerado um documento público, o boletim de urna pode ser solicitado pelo fiscal do partido ou coligação presente. O objetivo do TSE é confirmar o resultado publicado na internet.
 
III
A mais curta e enxuta campanha municipal em décadas possibilitou uma nova maneira de fazer política. Sem doação da iniciativa privada, os candidatos precisaram contar com recursos próprios ou de pessoas próximas, devidamente informados à Justiça Eleitoral. A agenda dos candidatos e seus assessores se dividem na reta final, entre os últimos pagamentos com cheque de conta específica, com o CNPJ, o fechamento da contabilidade e a busca dos votos.
 
IV
As demandas de cada comunidade, o desempenho das atuais administrações, as ações e modo de governar a partir do primeiro dia útil de 2017, pautaram os programas de rádio e TV encerrados na quinta-feira (29). De igual modo, no corpo-a-corpo entre os candidatos e eleitores. Os quarenta e cinco dias de campanha também possibilitaram muitas reflexões acerca do papel dos vereadores. Representantes da sociedade, cabe a eles legislar e fiscalizar os atos do Executivo.
 
Curtas:
 
# O debate promovido pela Accias na noite de terça-feira (27), entre os três candidatos a prefeito de Getúlio Vargas, foi o assunto mais comentado da semana.
# Transmitido ao vivo pelas três emissoras de rádio da cidade e também em vídeo, disponível no You Tube, o debate lotou o auditório José Vespasiano Predebon.
# O primeiro bloco foi dividido entre as apresentações e as justificativas pelas quais querem ser prefeito, e responderam as perguntas enviadas pelos associados da entidade promotora, a partir de sorteio.
# No segundo, os candidatos fizeram perguntas entre si, também por sorteio de temas diversos.
# O mais tenso dos blocos foi o terceiro, em que os candidatos formularam perguntas para seus oponentes, com tema de livre escolha.
# Ao final, eles responderam se, em caso de eleitos, vão manter a parceria com a Accias e o Prodege e fizeram as considerações finais. # A mediação do debate ficou a cargo da jornalista Anissara Zir, com o suporte de dirigentes da Accias, com regras estabelecidas a partir de reuniões com os coordenadores de campanha.
 
Dito & Feito:
O Ministério da Educação divulgou na terça-feira (27), a lista das instituições de ensino superiores privadas e selecionadas para a oferta de Cursos de Medicina referente ao programa Mais Médicos. A Uri Erechim, que teve sua proposta aprovada, vai oferecer 55 vagas na sua primeira turma com o curso passando a funcionar já no primeiro semestre de 2017. Para Paulo Sponchiado, diretor geral da instituição, a chegada do Curso de Medicina vai colocar Erechim e a região, assim como a própria Universidade, num outro patamar, proporcionando um maior desenvolvimento especialmente na área da saúde.

Gostou? Compartilhe