OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pagamento do DAE
O prazo para os empregadores domésticos realizarem o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente à competência do mês de setembro termina nesta sexta-feira, dia 7 de outubro. O documento reúne em uma única guia as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que devem ser recolhidas pelos empregadores referentes aos trabalhadores domésticos. Documentos gerados a partir dessa data serão calculados com multa de 0,33% por dia de atraso. Para a emissão da guia unificada, o empregador deve acessar a página do eSocial na internet.

Cuidados paliativos
O Grupo Consultor de Cuidados Paliativos do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Programa de Extensão ComSaude da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizam mesa redonda Cuidados paliativos: desmistificando conceitos, no dia 18 de outubro, das 19h30min às 22h, no Auditório Biomédico da UPF, Campus II, Rua Teixeira Soares, 817, centro, 2º andar. O evento é direcionado para profissionais, residentes e estudantes da área de saúde. As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas no local do evento, a partir das 18h.

Mamografia adaptada
Foi aprovado em definitivo pela Câmara dos Deputados, na quarta-feira (5), o Projeto de Lei (PL) 3595/12, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), que assegura às mulheres com deficiência condições especiais para a prevenção, a detecção e o tratamento dos cânceres de mama e de colo de útero no Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria foi relatada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelo deputado Covatti Filho (PP-RS) e segue agora para sanção presidencial.

Funai condenada
A Fundação Nacional do Índio (Funai) vai ter que indenizar em R$ 100 mil a mãe de uma indígena morta no ano de 2006 na tribo caingangue Condá, que fica em Chapecó (SC). A adolescente, na época com 13 anos, foi presa junto com outro índio porque os dois estavam se relacionando e eram da mesma descendência, o que, de acordo com os costumes indígenas, é proibido. A cadeia onde eles estavam detidos foi incendiada. Na última semana, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou sentença de primeiro grau sob o entendimento de que o órgão foi omisso.

 

Tio Hugo
Uma equipe da secretaria municipal de Saúde, do município de Tio Hugo está percorrendo a cidade, desde a última semana de setembro, para executar o LIRAa - Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti. O objetivo é mapear diversos bairros encontrando possíveis criadouros do mosquito. Aliado a este trabalho está o empenho da comunidade, que deve colaborar fazendo a sua parte para que esta missão tenha êxito. Todos devem ficar atentos ao pátio da sua residência e a locais que possam eventualmente acumular água.

Teatro na Gare
No próximo domimgo (9), a comunidade de Passo Fundo será contemplada com o espetáculo “Mira Extraordinárias Diferenças, Sutis Igualdades”, no Parque da Gare (Av. Sete de Setembro, s/n). A peça é encenada pelo Grupo De Pernas pro Ar e a apresentação está marcada para as 17h, com entrada franca. A atração integra o calendário do Arte Sesc – Cultura por toda parte. Mais informações podem ser obtidas no Sesc local (Av. Brasil, 30), pelo telefone (54) 3313-4318, no site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo e na páginawww.facebook.com/sescpassofundo.


Produção textual
O Instituto Roberto Pirovano Zanatta oferece a oficina gratuita de Produção Textual. As atividades acontecem todos os sábados, a partir das 11h, no Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta, na Praça Antonino Xavier e Oliveira (em frente ao Hospital da Cidade). Durante os encontros com a professora Silvana Espens, são realizadas a leitura, interpretação e produção de textos de diferentes gêneros, além da análise dos textos produzidos e as diferentes incorreções do uso da linguagem. Pessoas a partir dos 10 anos podem participar”, destaca a coordenadora do Instituto, Raquel Pirovano. Ainda há vagas abertas para a Oficina, que segue até o mês de novembro. A atividade acontece através de uma parceria com a Prefeitura de Passo Fundo. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3312-4210.

Horário de Verão
O Horário Brasileiro de Verão deste ano começa no domingo (16), quando os relógios devem ser adiantados em uma hora, à meia-noite do sábado (15). A medida visa aproveitar melhor a luz natural e, dessa forma, reduzir a demanda no horário de pico noturno do sistema de energia, que, na maioria do país, é registrada entre 18h e 21h. O horário de verão terá a duração de 126 dias, encerrando-se à meia-noite de 19 de fevereiro de 2017.

Desafio Literário
Estão abertas as inscrições para o Desafio Literário, uma competição de escrita criativa que será realizada na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre entre os dias 28 de outubro a 15 de novembro. Serão selecionados os 30 primeiros que acessarem o formulário eletrônico disponível no blog http://ielrs.blogspot.com.br. Promovido pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), e a Associação Lígia Averbuck, o Desafio Literário tem como objetivo estimular e valorizar a produção literária no Rio Grande do Sul, oportunizando a publicação dos textos produzidos pelos três finalistas do concurso nos canais oficiais Sedac e do IEL.

Viagem Segura
Com foco no feriado nacional da próxima quarta-feira (12), autoridades dos órgãos parceiros da Viagem Segura participaram de reunião de planejamento para a 64ª edição da operação, nesta quarta-feira (5), na sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs), em Porto Alegre. A Viagem Segura de Nossa Senhora Aparecida acontecerá durante as 24 horas do dia 12 de outubro e terá fiscalização reforçada nas rodovias e vias urbanas. Também está prevista uma megablitz em Porto Alegre, na noite de terça-feira (11). A ação soma os esforços da Polícia Civil e dos agentes da Balada Segura à operação.

Corsan
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) segue, nesta quinta-feira (6), com as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Passo Fundo. O investimento é na ordem de R$ 5,9 milhões e vai beneficiar mais de 36 mil habitantes de diversos bairros da cidade. Serão assentados 12.335 metros de redes coletoras, construídas três estações de bombeamento, e instalados emissários, travessias e 878 ramais prediais. A ordem de início para execução das obras, previstas para se estenderem por 18 meses, será assinada às 10h30 na prefeitura de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe