Movimento
O resultado das eleições municipais mostra que a polarização entre PT e PSDB predomina no país. Se de um lado o PT perdeu cerca de 60% de sua votação, em relação a eleição de 2012, de outro, o PSDB foi o que ganhou nos principais colégios eleitorais, como São Paulo. O PMDB e o PP até podem ser os partidos com o maior número de de prefeituras (respectivamente). Mas, o PSDB ainda é visto como a principal oposição ao PT. De outra parte, PSB, é o partido com crescimento orgânico impressionante no país, credenciando, no Rio Grande do Sul, o presidente do diretório estadual Beto Albuquerque, a se colocar entre os nomes que podem disputar o governo do Estado em 2018. Governo, Senado ou Câmara dos Deputados: Beto não deve ficar sem mandato.
Modelo
Prefeitos eleitos de vários municípios da região estão marcando agenda com o prefeito Luciano Azevedo, PSB. O motivo é um só: querem saber qual é a receita da administração que lhe rendeu maior votação nominal da história de Passo Fundo. Seu companheiro de partido, prefeito eleito de Cachoeirinha, Mike Breier, também já pediu agenda com Luciano.
Definição
Uma nova reunião entre Luciano e o vice-prefeito João Pedro Nunes, PMDB, nesta sexta-feira, deve dar início oficial a definição do governo.
Correção
A colunista acreditou na fonte, não conferiu e passou uma informação errada. O vereador Márcio Patussi não foi o primeiro presidente da Câmara a se reeleger vereador estando no cargo da presidência. Luiz Miguel Scheis também conseguiu o feito em 2008. Ambos são do PDT.
Reserva
O Coronel Fernando Carlos Bicca encaminhou pedido de transferência para a Reserva da Brigada Militar. Vai deixar o comando do CRPO Planalto. Um grande nome da BM que deixa a ativa.