Em honra a Nossa Senhora Aparecida

36ª edição da Romaria de Nossa Senhora Aparecida reuniu cerca de 180 mil fiéis neste domingo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

“Minha vida é de envolvimento com Nossa Senhora. Sou muito devota, tenho muito apego e tenho no meu coração o desejo de sempre agradecer aquilo que, através dela, eu consigo”. O sentimento de Aparecida Dias de Macedo, de 46 anos, se reflete nos cerca de 180 mil fiéis que, na manhã deste domingo, 9, deixaram as suas casas para vivenciar lado a lado a 36ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida. Com o lema “No coração de Maria, a misericórdia do Pai”, a tradicional romaria, que é a segunda maior do país em homenagem à santa, envolveu os movimentos e pastorais da Arquidiocese e, também, a comunidade devota à Nossa Senhora. Para todos eles, assim como para Aparecida, o momento foi de agradecimento e oração. “Para mim, estar aqui, é muita emoção. O que eu posso pedir e rezar por ela, eu faço. Só penso em agradecer”, completa.

Tradição, fé e envolvimento
Pés descalços, terços nas mãos, crianças vestidas de anjo. Em meio à multidão, cada fé é expressa de maneiras diferentes. A intensidade, no entanto, parece ser uma só. O desejo de agradecer ou pedir motiva a caminhada. Aparecida agradece, hoje, pela sua vida. “Tive depressão. Rezei muito. Não tomei nenhum remédio e, hoje, eu sinto que Nossa Senhora me ajudou a ter ânimo. Por isso venho agradecer”, completa. Essa certeza da intercessão de Nossa Senhora é, para dom Rodolfo, arcebispo de Passo Fundo, capaz de movimentar a vida na Igreja. “O papa Francisco nos pede que cultivemos a misericórdia em nosso coração. Se deixamos de lado a misericórdia, deixamos de lado a parte mais importante de nossa fé. E é no coração de Maria que está essa misericórdia. Deus olhou para Maria e a redimiu porque o projeto salvador de Deus é, justamente, transformar todas as criaturas. Que o lema celebrado possa ajudar a nossa caminhada cristã”, coloca.

Programação segue
Em sua 36ª edição, preparada por diferentes equipes de quase mil voluntários que se dividiram no trabalho de concretizar a proposta, a Romaria envolveu, além da celebração solene, um espaço para que as expressões juvenis da Arquidiocese apresentassem, através de seu carisma, uma prece à Nossa Senhora. Também, a Imagem Peregrina - que, através do projeto Rota 300 está circulando por todas as paróquias da Arquidiocese - foi entregue para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima que, nesta semana, encaminha a festa dos 99 anos da última aparição da santa.
A programação da Romaria, no entanto, ainda não acabou. Além da programação do domingo, a Romaria, neste ano, contempla, ainda, a quarta-feira, 12, através da Romaria das Crianças. Organizada pela catequese, a ação consiste em uma caminhada ao redor do Santuário e uma celebração direcionada especialmente para o público infantil.

Gostou? Compartilhe