A docência é considerada uma das mais importantes profissões praticadas no mundo e oportuniza a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento. No mês de outubro se comemora o Dia do Professor e o CMP Sindicato organizou diversas atividades para comemorar a data. O Outubro Educador é um mês dedicado àqueles que passam todos os dias da sua vida ensinando seus alunos a se tornarem seres-humanos cada vez melhores.
Na última sexta-feira, 14, foi realizado o I Sarau dos Educadores da Rede Municipal Professor Fazendo Arte, que reuniu dezenas de professores da rede para mostrar aos colegas e à comunidade, os seus talentos que vão além da sala aula. A comunidade conferiu apresentações de música, canto, declamação, entre outras atividades.
Já no sábado, Dia do Professor, os educadores do município contaram com o já tradicional Almoço dos Professores Municipais. Foram mais de 400 pessoas que se reuniram nas dependências do CTG Lalau Miranda para festejar a docência, que oportuniza a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento.
Para o professor Tiago Machado, dirigente de comunicação da entidade, é necessário valorizar o profissional da educação, principalmente frente o cenário que a categoria enfrenta. “Não é segredo que a atual conjuntura nacional é de um brutal ataque aos direitos trabalhistas, sobretudo aos servidores públicos. Com os professores não é diferente. Seguidamente o ministro da educação se posiciona no sentido de cortar “algumas regalias” da categoria. Não sabemos quais são essas regalias, uma vez que nossa realidade é a antítese disso: pesada carga-horária; salários defasados; precária infraestrutura e alunos mal-educados. Não por acaso, o número de professores obrigados a se ausentar de seus locais de trabalho, pelas mais diferentes enfermidades, só aumenta. Estamos comemorando o nosso dia mas sem deixar de estar atentos às conjunturas nacional, estadual e municipal, para salvaguardar os direitos da nossa categoria”, pontua.
Entre as atividades do Outubro Educador está a exposição fotográfica Professor/a em Foco, que teve a participação massiva dos educadores da rede no projeto realizado em parceria entre o CMP Sindicato, as fotógrafas Néia Moresco e Ane Appio, Instituto Embelleze e Loja Puro Estilo Multimarcas e que pode ser conferida até o dia 31 na Galeria Estação da Arte, no Parque da Gare, quartas, sábados e domingos das 14h às 18h. No dia 27, encerrando as atividades do mês comemorativo, os professores devem participar do III Congresso dos Professores Municipais, a ser realizado no colégio Notre Dame. A atividade tem como tema “Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas”, fruto das reflexões que foram sendo feitas com a categoria que apontam para tempos difíceis para educação.