Teatro na sala de aula

A atividade integra a programação do SELES/SELM/SENI e será ministrada pelo Teatro Depois da Chuva

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O IX Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES) e o V Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM) são promovidos pelo curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) e acontecem nesta semana, de 19 a 21 de outubro de 2016, no Campus I. Por levar em conta a importância da atividade no ambiente escolar, o Seles inclui em sua programação o minicurso “História (des)contada: teatro e sensibilização”, desenvolvido pelo Teatro Depois da Chuva, de Passo Fundo. A atividade faz parte do Bloco II e acontece no dia 20 de outubro, a partir das 13h30min, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

Após apresentarem a peça, que envolve traços das principais histórias infantis, Betinha Mânica e Ana Marques vão debater e contribuir com exercícios e jogos práticos para que os educadores possam trabalhar com peças teatrais dentro de sala de aula. 

De acordo com os organizadores, ao mesmo tempo em que estimula a imaginação e a sensibilidade artística, o envolvimento com o teatro desde a infância desenvolve grandes potencialidades. “Aproveitar a criatividade natural de crianças e adolescentes por meio da linguagem teatral contribui com a perda da timidez em momentos que exigem maior desenvoltura, agrega noções de trabalho em grupo, prepara para situações que demandam improviso e despertam o gosto por diferentes textos”, destaca a professora Luciane Sturm, integrante da comissão organizadora do evento.

Sobre o SELES/SELM/SENI
Neste ano, os eventos ampliam as discussões a partir da parceria dos cursos de Educação Física e Artes Visuais da UPF, promovendo, em conjunto, o I Seminário Nacional Integrado da Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Arte (SENI).

Com o objetivo de discutir os processos de ensino e de aprendizagem, a fim de atualizar e qualificar professores e alunos das áreas, os seminários apresentam na programação conferências, sessões de comunicação, minicursos e sessões de pôsteres, com pesquisadores convidados e demais interessados em apresentar seus trabalhos.

Informações e inscrições, no site www.selesselm.upf.br.

Gostou? Compartilhe