As merendeiras das escolas municipais saíram das cozinhas das escolas para aprender um pouco mais sobre alimentação saudável. O motivo foi 1º Encontro de Alimentação Escolar, que teve o objetivo de estudar o Guia Alimentar da População Brasileira e testar preparações culinárias inovadoras. O encontro, promovido em parceria entre Prefeitura de Passo Fundo e Universidade de Passo Fundo (UPF), aconteceu nessa quinta-feira (20), na Faculdade de Nutrição da instituição.
A organização foi realizada pela Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação, com apoio do Conselho de Alimentação Escolar (Cae). Segundo a coordenadora municipal de Alimentação Escolar, Kely Szymanski, a capacitação foi promovida na semana em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro. “Dividimos esse treinamento em uma parte teórica para conhecer o guia e outra prática, em que as cozinheiras participaram de uma aula show, quer dizer, assistiram as preparações das novas receitas e opinaram. Todos os alimentos utilizados já estão disponíveis na rede, apenas buscamos preparações e combinações diferentes”, explica a Kely, que também é nutricionista responsável do PNAE.
Ela ainda afirma que as cozinheiras desempenham papel de educadoras dentro da escola quando o assunto é alimentação. Ponto que a cozinheira da Escola Frederico Ferri, Olívia Usbghen, concorda: “sempre cuidei muito o uso de sal e é bom conhecer mais sobre produtos, como açúcar. Achei muito boa essa iniciativa para aprender novas receitas nutritivas e ter ideias”, finalizou ela.
No turno da manhã, participaram as cozinheiras do Ensino Fundamental, enquanto no turno da tarde, da Educação Infantil. Foram apresentadas e testadas duas receitas salgadas e duas receitas doces, de acordo com as faixas etárias.
Cozinheiras da rede municipal de ensino recebem capacitação
· 1 min de leitura