O Instituto Nacional do Câncer aponta que, em 2015, 57.120 casos novos de câncer de mama foram detectados no Brasil. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres. Ainda, a estimativa de novos casos de câncer de próstata é de 61.200 em 2016. No Brasil, é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Nos meses de outubro e novembro, é reforçada a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de próstata, em um movimento mundial de mobilização pelo cuidado. A Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com o Hospital da Cidade, integra esse movimento e realiza, no dia 29 de outubro, uma caminhada alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A ação busca estimular a adoção de hábitos saudáveis e ressaltar a importância da realização de exames de rotina como forma de detecção precoce e prevenção ao câncer.
A caminhada inicia às 16h30min, em frente ao Hospital da Cidade, e termina no Parque da Gare, onde várias atividades estão programadas, como aulas de ritmos, feira de saúde multiprofissional, além de orientações a respeito da prevenção e tratamento do câncer de mama. Não é necessária a inscrição prévia para a participação na caminhada. As camisetas alusivas à campanha podem ser adquiridas nas academias Marta Junqueira, Arena Treinamento Físico e Funcional, Simbiose, Vitta e Corpo Ativo. O valor arrecadado com a venda das camisetas será revertido para a Liga de Combate ao Câncer de Passo Fundo.
Outubro Rosa e Novembro Azul na UPF
· 1 min de leitura