Passo Fundo é finalista do Prêmio Gestor Público 2016

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pela terceira vez consecutiva, a Prefeitura de Passo Fundo está entre os finalistas do Prêmio Gestor Público, distinção de relevância no cenário estadual para os prefeitos gaúchos. Nesta edição, foram inscritos os programas Farmácia Mais Perto e Escola de Vida e o projeto Capacitar e Qualificar.
 
Os nomes dos municípios classificados foram divulgados nessa sexta-feira (21), após avaliação da comissão do prêmio, que é promovido pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec, entidades representativas dos auditores fiscais da Receita Estadual do Rio Grande do Sul. 

A indicação é recebida com satisfação pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo. “Ser finalista do Prêmio Gestor Público neste ano é especial, pois fecha nossa gestão de quatro anos com a certeza de que estamos no caminho certo, com projetos, programas e ações que servem de exemplo para outros municípios e ajudam a construir uma cidade melhor a cada dia. Mais uma vez, é uma honra, agradeço toda nossa equipe e servidores, pois é uma conquista coletiva”, ressaltou Luciano. 

A administração municipal já havia sido premiada com o troféu Prêmio Gestor Público pelos programas de governo Meu Bebê, Meu Tesouro (2014) e Prefeitura Bairro a Bairro (2015). Ainda, a gestão recebeu certificados de reconhecimento pelos programas Terceira Idade Digital (2014), Uniforma Escolar (2014) e Escola de Hackers (2015). 

Os projetos vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, que será realizada no dia 08 de novembro, às 19h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. 

Premiação
O grande vencedor da noite receberá o troféu Prêmio Gestor Público Especial. Para o projeto vencedor no tema em destaque da edição – “Emprego e Renda: caminhos para desenvolvimento econômico-social e cidadania” – será entregue o troféu Prêmio Gestor Público Destaque. Também será premiado um projeto da área de Tecnologia da Informação. Ainda, dez projetos vencedores  receberão o troféu Prêmio Gestor Público e outros quatro receberão menções honrosas, além da entrega de certificados de reconhecimento pela participação. A novidade da edição dos 15 anos do Prêmio Gestor Púbico será a premiação de um projeto na categoria Administração Tributária.

O prêmio 
Criado em 2002, a iniciativa tem o objetivo de avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul. Além disso, busca incentivar a melhoria da gestão pública e o uso de metodologia de projetos nas prefeituras, estimulando iniciativas inovadoras.

Escola de Vida 
O Programa Escola de Vida foi criado pela Prefeitura de Passo Fundo em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Ministério Público, em 2016, para reforçar uma política pública na área da Educação que pudesse garantir o acesso ao ensino às crianças e aos adolescentes internadas no hospital para o tratamento de câncer e outras doenças. A intenção é oportunizar a extensão do ensino da escola para o espaço hospitalar, promovendo aos pacientes a construção de aprendizagens no período em que há o afastamento da escola por motivos de saúde. 

Com base na modalidade classe hospitalar, o programa preconiza uma base teórico pedagógica da educação básica, que tem como principais marcas o processo de desenvolvimento e de aprendizagem, ao levar em consideração as manifestações cognitivas, psicológicas e emocionais. A ampla abrangência é dada ao fato de que a contextualização do espaço onde as crianças e adolescentes estão inseridos é parte fundamental para desempenhar as atividades. 
    
Farmácia Mais Perto 
O Programa Farmácia Mais Perto foi criado pela Prefeitura de Passo Fundo em 2014, com a intenção de estabelecer uma política pública na área de Saúde que pudesse garantir o acesso a medicamentos e o conceito de integralidade na assistência à saúde. A ação é voltada para aquelas pessoas que moram longe do centro, de farmácias da rede, Centro de Assistência Integral à Saúde (CAIS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF) e, por consequência, acabavam não tendo acesso ao serviço de dispensação de medicamentos. 

Ao passar por 40 bairros e no interior do município, a unidade móvel faz com que o usuário tenha à disposição o catálogo da Atenção Básica em Saúde. Diariamente, o veículo adaptado percorre dois pontos da cidade, atendendo a necessidade dos moradores daquela comunidade. 

Capacitar e Qualificar  
Através de um olhar voltado ao desenvolvimento econômico do município, a Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com o Senai e a Acisa, iniciou a prestação de serviços educacionais, a fim de capacitar profissionais, atender a busca por produtividade e fortalecer as indústrias locais. A iniciativa acontece pelo Projeto Capacitar e Qualificar, que atende cerca de 1.000 pessoas gratuitamente.

Uma pesquisa realizada pela administração municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, trouxe a necessidade de proporcionar à comunidade cursos profissionalizantes na área industrial, com foco na qualificação profissional pelo ensino, tudo isso, de forma gratuita e em benefício às pessoas que já estão colocadas no mercado de trabalho e não tem condições de pagar por uma qualificação profissional; ou para aquelas que querem ingressar na área e estão desempregadas – cenário que traz dificuldades ainda maiores para arcar com custos. 

Gostou? Compartilhe