Temporal pode retornar na próxima semana

Embora a precipitação tenha cessado desde quinta-feira, semana que vem deve ser chuvosa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

O volume elevado de chuva que marcou a terceira semana de outubro finalmente deu trégua na última quinta-feira e trouxe consigo o ar frio e seco, causando declínio na temperatura, mas não por muito tempo. Segundo informações do observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegdonei Sampaio, a próxima semana apresenta possibilidade de temporal e temperaturas chegando aos 26°C.

Nesta sexta-feira a mínima chegou a 12°C e o sol brilhou na maior parte do dia. O sábado, no entanto, deve variar de parcialmente nublado à nublado, com a mínima de 10°C. À tarde a temperatura sofre elevação e pode chegar aos 25°C. O domingo não apresenta grande variação na temperatura, ficando entre 14°C e 23°C, e o dia já deve iniciar com céu nublado e encoberto. Há possibilidade de chuva e trovoadas à tarde ou à noite. A segunda-feira, ainda encoberta e com chuva, deve ter temperatura entre 16°C e 26°C. As pancadas de chuva podem se intensificar na terça-feira e há riscos de trovoadas, quando a temperatura máxima se mantém nos 26°C. A quarta-feira deve ser semelhante, exceto à noite, que apresenta previsão de declínio na temperatura. De acordo com Sampaio, há possibilidade de temporal na região Norte do Rio Grande do Sul entre terça e quarta-feira. “A semana que vem continuará sendo chuvosa. Teremos, no máximo, dois dias sem chuva”.

Volume elevado não é incomum

Embora as previsões indicassem que outubro teria média de 153 milímetros de chuva no estado, e até este fim de semana já tenham sido registrados 293mm, Sampaio destaca que a primavera sempre foi uma estação imprevisível e anos anteriores apresentaram volume de chuva ainda mais elevado. O maior dos últimos anos foi em outubro de 1997, quando choveu 550mm. “É difícil prever. Setembro ficou bem abaixo da média estimada e outubro ficou 93% acima. Ainda temos toda a semana seguinte para saber se o volume ultrapassará o dos anos anteriores, mas não é nada fora do comum”, comenta. Sampaio refere-se ao ano de 2000, com 339mm; 2002, com 372mm; 2005, com 385mm; e 2008, com 352mm. Outubro do ano passado ficou levemente abaixo, com 264mm.

As principais surpresas desta última semana foram as rajadas de vento na segunda-feira (de 101 quilômetros por hora) e os 234mm de chuva apenas entre a madrugada e as 19 horas de quarta-feira.

Gostou? Compartilhe