Feira de Saúde e Mateada Rosa movimentaram Parque da Gare

Evento é parte da programação da campanha mundial de prevenção ao câncer de mama

Por
· 2 min de leitura
Grupos de danças proporcionaram momento de lazer aos visitantesGrupos de danças proporcionaram momento de lazer aos visitantes
Grupos de danças proporcionaram momento de lazer aos visitantes
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Centro de Tratamento do Câncer (CTCAN) e a Clínica Kozma promoveram, no último sábado (22), a 3ª edição da Feira de Saúde e Mateada Rosa, no Parque da Gare. O evento compõe a campanha de prevenção ao câncer de mama, lembrada por meio do Outubro Rosa, uma campanha mundial que traz, anualmente, números de incidência, mortalidade, fatores de risco, fatores protetores e destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e da mamografia anual a partir dos 40 anos de idade para todas as mulheres.

Em Passo Fundo, a campanha é promovida há quatro anos, durante todo o mês de outubro, com palestras, atividades ao ar livre, exames gratuitos e ações sociais em benefício da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Passo Fundo – uma casa de acolhimento voltada à população carente de mulheres com câncer que estão em tratamento na cidade. A psicóloga Gabriela Pereira Stecker é voluntária na Liga há um ano e dois meses e diz que eventos como este dão visibilidade a projetos que dependem do auxílio da população para continuar. “A Liga, por exemplo, oferece ajuda totalmente gratuita às mulheres acolhidas, e consegue isto através de doações e da venda nos brechós. Quando podemos falar e mostrar nosso trabalho para um público maior, com certeza o retorno também é maior”.

Além de oferecer ações voltadas à prevenção do câncer de mama, orientações em diferentes áreas da saúde, exames clínicos de mama, verificação de pressão, exames de glicose, testes de visão, avaliação nutricional, auditiva, física e de saúde bucal, a Feira foi, também, uma oportunidade de lazer e de cuidar beleza. Voluntários ofereceram massagens, maquiagens gratuitas, análises capilares, distribuição de amostras de produtos de beleza e um brechó montado no canto do parque, na sombra das árvores, para expor roupas para todos os gostos e bolsos.  No meio da tarde, oito apresentações de grupos de dança, compostos por crianças e adolescentes participantes de projetos sociais, reuniu os visitantes e suas cuias ao centro do parque. Na Mateada, um estande distribuía gratuitamente erva-mate e água quente.

A dona de casa Ana Carla Bueno visitou o evento pela primeira vez e aproveitou para realizar os exames ofertados gratuitamente, junto com sua família. Ela vê o evento como uma mescla de lazer e ajuda, em que a população, que muitas vezes não tem o costume de ir ao médico, pode tirar as dúvidas em um momento de tranquilidade. “Eu acho muito importante que haja eventos assim, porque é onde nós podemos tirar dúvidas, fazer exames e ficar sabendo se há algo de errado, antes mesmo de sentir algum sintoma”. 

Gostou? Compartilhe