Destaque no cenário nacional, Passo Fundo volta a ser referência em desenvolvimento como a 60ª cidade do Brasil para investir em negócios. Com um salto de 30 posições, o município foi da 90ª para a 60ª posição, o que mostra como foi possível apresentar sinais positivos mesmo com o cenário econômico e político desfavorável.
Além de subir no ranking, Passo Fundo também se destaca entre as cidades do interior do estado. Depois de Porto Alegre (12ª), é a segunda melhor avaliada, na frente de Caxias do Sul (70ª), Santa Cruz do Sul (84ª), Bento Gonçalves (85ª) e Santa Maria (100ª).
A análise foi publicada pela Revista Exame no mês de outubro, com exclusividade por meio do estudo da Urban Systems das Melhores Cidades para Fazer Negócios. A terceira edição (2016) avaliou 28 indicadores dos 308 municípios com mais de 100 mil habitantes no país.
O prefeito Luciano Azevedo ressalta a responsabilidade de o município ser polo regional e apresentar constante crescimento. “Mesmo em um momento de crise grave para os municípios, podemos comemorar que Passo Fundo cresce e oferece boas perspectivas para investir em negócios, inclusive, liderando entre as cidades do interior do estado”, afirmou.
O estudo tem como base o Índice Mercadológico de Atratividade, um modelo de análise desenvolvido pela Urban Systems, que por possuir metodologia dinâmica e customizada, é utilizado para direcionar o planejamento estratégico de empresas e negócios em diferentes segmentos, hierarquizando regiões e priorizando mercados.