Teclando
Luiz Carlos Schneider
A sociedade contra-ataca
Os baderneiros foram chegando, tomaram conta de espaços e infernizaram a vida no centro de Passo Fundo. Sem obstáculos ou limitações, multiplicaram-se. Aditivada com álcool e drogas, a baderna ficou insuportável. Mas eles não estão em uma trincheira intransponível e a sociedade contra-ataca. Operações conjuntas já atingem a baderna. Porém, ainda faltam dispositivos para facilitar as ações ostensivas. O promotor de justiça Cristiano Ledur acompanhou uma recente operação na Rua Independência, quando conferiu de perto o modus operandi da baderna. Ele considera necessária uma restrição ao consumo de bebidas alcoólicas nas ruas. Seria uma boa medida para os comerciantes que atrairiam clientes para o interior dos estabelecimentos. Evitaria deslocamentos do efetivo que prejudicam a logística da Brigada, pouparia a Polícia Civil dos registros de brigas, perturbações ou danos ao patrimônio e o município economizaria na limpeza das ruas. Mais vendas para os bares, menos gastos para o poder público e, claro, o sossego tão esperado pela coletividade. Para Cristiano Ledur é importante disciplinar o consumo de bebidas. “Este é um debate possível, necessário e que merece repercussão e acompanhamento da sociedade”. Concordo com o promotor, pois a medida seria excelente para todos. Inclusive para a civilidade dos próprios baderneiros.
Não confunda...
Passar batido com passar batendo.
Delatar o amigo com dilatar o umbigo.
Oferecer aos céus com oferecer aos seus.
Um rolo compressor com o jogo opressor.
Devagar com o andor com divagar com a dor.
Um dedo no futuro com o dedo no furo do muro.
Verdadeiras bobagens com bobagens verdadeiras.
O crime das lajotas
As nuvens enviam água limpa para baixo. As lajotas soltas devolvem a água imunda para cima. Sujamos roupas e calçados e ninguém é responsabilizado. Então, já que não podem deter nem as nuvens e nem as chuvas, prendam as lajotas.
Princesas
Sábado, ouvi muitos comentários sobre a edição de fim de semana de O Nacional, onde a colega Larissa Paludo mostra um bonito projeto junto à oncologia pediátrica do HSVP. A proposta resultou numa festa de debutantes para seis adolescentes em tratamento. O apoio voluntário também fortalece Passo Fundo como um polo em saúde. É ótimo, é emocionante, é fantástico...
Será que eu vou?
Será um festival para festejar saudosos festivais. Será um desfile dos êxitos dos festivais. Será com Wagner & Cia quase ilimitada. Será um festival de timbres com 18 vozes no palco. Será no próximo sábado, 20 horas, no Teatro do Sesc. Será imperdível? Será inesquecível? Será!
Trilha sonora
Na época das reuniões dançantes, muitas tentativas, alguns amassos e poucas conquistas. As músicas românticas eram decisivas para um bom um desfecho. Uma delas, de 1967, é de Scott McKenzie: San Francisco.
Clique ou use o link