Comunidade recebe atendimento fonoaudiológico gratuito

Iniciativa é desenvolvida pelos alunos e professores do curso de Fonoaudiologia, em parceria com o Hospital Beneficente Dr. César Santos

Por
· 3 min de leitura
Serviço é realizado pelos alunos e professores do curso de Fonoaudiologia UPF.Serviço é realizado pelos alunos e professores do curso de Fonoaudiologia UPF.
Serviço é realizado pelos alunos e professores do curso de Fonoaudiologia UPF.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A UPF, por meio do curso de Fonoaudiologia, em parceria com o Hospital Beneficente Dr. César Santos (HBCS), oferece atendimento gratuito à população que apresenta alguma alteração fonoaudiológica e necessita de tratamento. A iniciativa é desenvolvida pelo projeto “Ação pedagógica em unidade hospitalar: uma abordagem integrada ensino-serviço”, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), que atua em diferentes áreas da saúde e que, neste ano, passou a integrar também a área da fonoaudiologia.

As primeiras ações do projeto na área iniciaram no primeiro semestre de 2016, no HBCS, conhecido também como Hospital Municipal. O serviço é prestado no pronto atendimento do hospital e é realizado por alunos e professores do curso de Fonoaudiologia da UPF. Os trabalhos são voltados para toda a população e consistem, primeiramente, na triagem fonoaudiológica voltada para a queixa do paciente, a qual pode estar relacionada a problemas oromiofuncionais (respiração, deglutição, ronco), disfagia (pessoas com dificuldade para deglutir/engolir), problemas de voz, de fala, de linguagem e de audição. Os atendimentos relacionados às alterações na área de disfagia e ao Teste da Linguinha são realizados no ambulatório do HBCS; as outras alterações são encaminhadas para atendimento na Clínica de Fonoaudiologia da UPF, instalada no Campus I da Instituição.

O atendimento é oferecido tanto para as pessoas que procuram pelo serviço espontaneamente quanto para os pacientes encaminhados por profissionais da área da saúde. “Os interessados agendam o atendimento e são atendidos no ambulatório do HBCS pelos acadêmicos do curso de Fonoaudiologia, com supervisão de professores”, explica a coordenadora do projeto e do curso de Fonoaudiologia da UPF, Me. Lisiane Lieberknecht Siqueira.

Um dos principais objetivos é diagnosticar e, da forma mais breve possível, promover o tratamento. “O objetivo desse projeto é atuar junto à saúde, fornecendo tratamento para o paciente com disfagia orofaríngea, que pode apresentar outros problemas de saúde, tais como desnutrição ou pneumonias aspirativas. Além disso, é possível promover a detecção precoce das alterações fonoaudiológicas, encaminhando, o mais rapidamente possível, o paciente para o tratamento, auxiliando na promoção da qualidade de vida da comunidade”, destaca a professora Lisiane.

A atividade também proporciona prática e experiência aos acadêmicos envolvidos. “O projeto traz maiores vivências aos acadêmicos e possibilita a troca de experiências interdisciplinares a partir das atividades desenvolvidas no ambulatório multiprofissional”, enfatiza a professora, lembrando que, devido ao aumento da demanda por esse serviço, a ideia é futuramente envolver profissionais e alunos de outros cursos da área da saúde, como Medicina, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Odontologia, entre outros, e montar um ambulatório interdisciplinar de disfagia.

A dificuldade do acesso da população a esse atendimento na rede pública motivou a criação desse projeto. “Os hospitais de Passo Fundo dispõem de atendimento fonoaudiológico, porém, quando o paciente tem alta em uso de sonda para alimentação, por exemplo, poucos conseguem atendimento imediato na rede pública. Dessa forma, pensou-se na criação de um ambulatório de atendimento fonoaudiológico, principalmente voltado para a disfagia. Além disso, viu-se a necessidade de atendimento fonoaudiológico hospitalar, pois essas instituições não contam com profissional fonoaudiólogo em seu quadro clínico”, salienta a professora.

Objetivos específicos do projeto
Realizar triagens nas áreas de linguagem, fala, respiração, mastigação, deglutição, audição, aprendizagem, voz e disfagia.
Realizar o Teste da Linguinha e encaminhar o paciente para o atendimento bucomaxilofacial do HBCS quando forem detectadas alterações.
Encaminhar os indivíduos que necessitarem de atendimento fonoaudiológico nas áreas de linguagem, fala, respiração, mastigação, deglutição, audição, aprendizagem e voz para atendimento na Clínica de Fonoaudiologia da UPF.
Prestar atendimento e acompanhamento aos indivíduos que apresentarem disfagia.
Realizar orientações sobre o desenvolvimento e a estimulação da fala e da linguagem, cuidados com a voz, manejo da gagueira, cuidados com a alimentação do paciente disfágico e retirada de hábitos bucais viciosos.
Promover pesquisas em várias áreas da fonoaudiologia.

O que é fonoaudiologia
A fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.

Contato
Mais informações sobre o projeto e a respeito de como acessar o serviço podem ser obtidas na Clínica de Fonoaudiologia da UPF, Campus I, telefone (54) 3316-8498.

Gostou? Compartilhe