"Tribos nas Trilhas da Cidadania" realizam ações pelo Dia das Crianças

Por
· 1 min de leitura
Programa é realizado em oito regiões do Rio Grande do SulPrograma é realizado em oito regiões do Rio Grande do Sul
Programa é realizado em oito regiões do Rio Grande do Sul
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Oportunizar a comemoração pelo Dia das Crianças, distribuindo carinho e doces e despertando sorrisos: foi com esse objetivo que os estudantes do Colégio Notre Dame engajados no Programa de Voluntariado Jovem “Tribos nas Trilhas da Cidadania” organizaram, durante o mês de outubro, festas para os atendidos pelo Projeto TransformAção em Arte e para os educandos da Escola Municipal Coronel Sebastião Rocha.

Os festejos, propostos pelos próprios jovens voluntários, representam apenas uma das ações planejadas e executadas por eles para essas crianças. Afinal, semanalmente, dedicam-se a envolve-las em atividades artísticas e sociais. Durante as comemorações, contudo, a missão era alegrá-las. Para isso, os voluntários prepararam-se por meses.


Na Festa Junina do Colégio Notre Dame, por exemplo, eles foram os responsáveis pela realização de brincadeiras tradicionais, como a pescaria. Com o valor arrecadado durante a venda de tickets para que os participantes pudessem testar a sorte, os voluntários locaram os brinquedos infláveis para as crianças, em outubro. Além disso, com patrocínio de empresas da cidade, adquiriram tinta em spray, para, com a ajuda do grafiteiro Pedro Silva, colorir os muros da Escola Coronel Sebastião Rocha.

Programa
O programa “Tribos nas Trilhas da Cidadania”, criado em 2003, promove, entre os jovens, o voluntariado e os valores diretamente ligados a ele, como a cidadania, a responsabilidade, a solidariedade e o empreendedorismo. Atualmente, o projeto é desenvolvido em 8 regiões do Rio Grande do Sul, através de 414 tribos, instituídas em escolas de 80 municípios.

No programa de voluntariado, os jovens, comprometidos em transformar a realidade, planejam e executam uma ação de mobilização social. Para isso, eles reúnem-se em grupos, escolhem uma Trilha (Meio Ambiente, Cultura ou Educação para a Paz) e atuam junto à comunidade local.

Gostou? Compartilhe