Muita demanda, pouca doação

Doações de sangue diminuíram em 50 por cento nas últimas semanas

Por
· 2 min de leitura
Geladeiras vazias evidenciam queda no número de doadoresGeladeiras vazias evidenciam queda no número de doadores
Geladeiras vazias evidenciam queda no número de doadores
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Hemocentro Regional de Passo Fundo abriu em horário diferenciado na quarta-feira (26) – das 7h30min às 17h –, para tentar repor o baixo estoque de todos os tipos sanguíneos, especialmente pela proximidade do feriado de Finados, no dia 2 de novembro. Datas como essa costumam registrar elevado número de acidentes de trânsito, devido ao deslocamento da população a outras cidades, o que gera demanda de doação de sangue aos hospitais também maior.
No entanto, não é apenas a data que mobilizou a equipe a trabalhar em horário especial. O número de doadores caiu para cerca da metade nas últimas semanas. A coordenadora de captação, Alexandra Mazzoca, diz que, em média, são recebidas 50 doações de sangue por dia, mas nas últimas duas semanas este número não passou de 24. “A distribuição é maior do que o recebimento, e não acho que seja por conta de falta de vontade da população, talvez seja por causa da crise. Quem trabalha durante o dia recebe atestado para ser liberado do expediente, mas algumas empresas não estão permitindo a saída deles. Outra questão é a dificuldade que os municípios da região estão tendo em oferecer o transporte gratuito para os possíveis doadores”.
Ela comenta também que a necessidade de realizar agendamento e o horário de atendimento (exceto em ocasiões como essa, de segunda à sexta-feira o atendimento ocorre das 8h às 13h30min) geram reclamações, por se tratar de um período em que a maioria da população realiza outras atividades, mas explica que a medida é necessária para oferecer um atendimento eficaz e mais rápido. O quadro de funcionários atual conta com 27 servidores, menos de 50% do ideal. Este problema se arrasta desde novembro de 2014 e a coordenação ainda aguarda a nomeação de novos concursados para preenchimento das vagas. “O problema é que, mesmo quando abrimos em horários assim, o número de doações muda muito pouco. Hoje estávamos esperando que o Hemovida de Espumoso trouxesse em torno de 45 pessoas interessadas em doar, mas a coordenadora ligou dizendo que nenhuma dessas pessoas conseguiria vir”.
O Hemopasso é uma instituição mantida pela Federação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) e atende 44 hospitais gaúchos, sendo o maior deles o Hospital da Cidade de Passo Fundo. Para tentar conseguir elevação no número de doações e manter uma margem de segurança no número de bolsas de sangue disponíveis, no dia 31 deste mês um evento de Dia das Bruxas ocorrerá no local e o atendimento será, mais uma vez, em horário especial, das 7h30min às 17h. Em datas como esta, não é necessário realizar agendamento prévio.


Como funciona
Alexandra explica que é fundamental que os doadores compareçam ao Hemopasso bem alimentados e hidratados. Logo na chegada, é realizado o cadastro do doador, a verificação de sinais vitais, a não incidência de anemia, uma avaliação clínica e a pesagem (é necessário pesar mais de 50 quilos). A coleta de sangue é de cerca de 450ml e não dura mais do que 15 minutos. As recomendações para cuidados nas horas posteriores à doação são: ingerir líquidos, repousar, não realizar atividades físicas ou quaisquer atividades que exijam esforço exagerado e não fumar nem ingerir bebidas alcoólicas.


Horários de atendimento
De segunda à sexta-feira, a doação pode ser realizada das 8h às 17h30min, e aos sábados das 7 às 11 horas, na Avenida Sete de Setembro, 1055. É necessário realizar agendamento, que pode ser feito pelo telefone (54) 3311-5555. O Hemopasso conta também com uma unidade móvel, que funciona aos sábados. Informações a respeito da localização da unidade móvel também podem ser obtidas neste telefone.

Gostou? Compartilhe