Uma caminhada alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul foi realizada em Passo Fundo, na tarde deste sábado (29). A concentração para a caminhada iniciou por volta das 16h30, em frente ao Hospital da Cidade e seguiu com trajeto até o Parque da Gare. No parque várias atividades foram desempenhadas como aulas de ritmos, feira de saúde, além de orientações a respeito da prevenção e tratamento do câncer de mama. A atividade foi promovida pelo Hospital da Cidade de Passo Fundo em parceria com instituições de ensino e academias da cidade. A ação teve o objetivo estimular a adoção de hábitos saudáveis e ressaltar a importância da realização de exames de rotina como forma de prevenção ao câncer.
Conferência
A cada ano 50 mil brasileiras são diagnosticadas com câncer de mama, cerca de 40% dos casos são registrados antes dos 50 anos de idade. Para promover discussões sobre o tema, a Liga Passo-fundense de Cancerologia Cirúrgica promoveu uma conferência, abordando os principais avanços no diagnóstico e tratamento da doença. O encontro, que foi realizado no Hospital da Cidade, reuniu acadêmicos e profissionais da área da saúde. A palestra foi ministrada pelo mastologista do Hospital da Cidade (HC), Rafael Martini.
O câncer de mama é o mais frequentemente diagnosticado em mulheres no mundo e a segunda maior causa de morte por câncer em países desenvolvidos. “O câncer de mama na população brasileira tem uma alta incidência, e é o câncer com mais frequência na mulher. De acordo com estimativas do INCA para o ano de 2016, são esperados 57.960 novos casos”, explica Rafael Martini.A conferência “O câncer de mama nos dias atuais” abordou o processo evolutivo da cirurgia mamária e as principais atualizações sobre o tema. “O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo, por isso o diagnóstico precoce é apontado como fator decisivo para a melhora nas condições do tratamento e qualidade de vida das pacientes.Câncer de mama é o que mais acomete a mulher, se considerarmos todos os tipos de câncer, este corresponde a 28%, ou seja, uma proporção bastante alta”, explica o mastologista.
A Campanha Outubro Rosa, desde sua criação, rompeu fronteiras e reúne iniciativas em todos os países para conscientizar o público em geral, e principalmente as mulheres, sobre os fatores de risco e medidas de detecção precoce do câncer de mama. “Iniciativas estas, lembram que a prevenção deve ser rotina o ano todo. Estas medidas como o Outubro Rosa são importantes, porque elas visam enfatizar para as mulheres a importância de manter uma prevenção adequada. Isso porque, quanto mais precoce for o diagnóstico do câncer de mama, maior vai ser a resolutividade com o tratamento”, enfatiza Rafael Martini.
Caminhada contra o câncer é realizada em Passo Fundo
· 2 min de leitura