OPINIÃO

Transição

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quando estiver faltando quinze dias para completar 42 anos o professor Maurício Soligo (PP) estará assumindo o cargo de prefeito. Eleito, juntamente com o vice-prefeito Elgido Pasa (PP) com 51,10% dos votos, Soligo vai administrar o município de Getúlio Vargas nos próximos quatro anos. O mais jovem entre os seis prefeitos eleitos em 02 de outubro na 70ª Zona Eleitoral é hoje o vice-prefeito. Desde o primeiro dia da desta administração integrou a equipe de governo. Filiado no PP desde 2008 ele presidiu a executiva municipal no biênio 2010 – 2012.

II
Eleito pela coligação União Por Getúlio Vargas, formada pelo PP, PTB, PSDB, DEM, PSC e PSD, sua administração estará representada por seis, dos nove vereadores que irão compor a legislatura 2017 - 2020. Os nomes dos titulares das Secretarias da Administração, Desenvolvimento, Educação, Finanças, Meio Ambiente, Obras e Saúde serão anunciados até o final de novembro. Na semana seguinte as eleições tiveram inicio as reuniões com os dirigentes dos partidos coligados, ocorrendo o mesmo com os candidatos a vereador, eleitos ou não.

III
Na conversa mantida com este escriba Soligo e Pasa disseram que no primeiro ano de governo não deverá haver mudanças no secretariado. Admitiram, no entanto, que está sendo realizados estudos sobre a viabilidade da criação da Secretaria de Assistência Social. Extinções, fusões e criação de secretarias pautaram a campanha eleitoral de Getúlio Vargas. O perfil para a escolha, inclusive dos cargos em comissão e funções gratificadas foram definidos. Afirmaram que as finanças do município estão equilibradas e não esconderam a preocupação com a queda da receita.

IV
Ex. seminarista, professor de história na rede pública estadual, e produtor rural, Soligo revelou que até 2012 nunca havia cogitado disputar um cargo eletivo. E que a opção em integrar o governo atual desde o primeiro dia foi de grande valia. Maurício Soligo é afeito ao diálogo e conta com livre trânsito junto a entidades como ACCIAS, CDL, Sindicato Rural e Sutraf. De igual modo com parlamentares e integrantes do governo estadual, dentre os quais o deputado Ernani Polo (PP), titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Curtas:
# A Câmara de Vereadores de Getúlio Vagas vai homenagear os 50 anos de atuação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
# A proposta do presidente da Câmara, Vilmar Soccol (PTB), foi aprovada por unanimidade.
# O setor industrial foi o principal responsável pelo fechamento de 937 postos de trabalho no mês de setembro em Erechim.
# Os números são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados divulgados na quarta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho.
#As previsões não são nada animadoras e apontam a continuidade na queda e a redução do trabalho com carteira assinada no país.
# Cidade polo da região do Alto Uruguai, parte da força produtiva de Erechim é oriunda de cidades próximas como Gaurama e Getúlio Vargas.

Dito & Feito:
Dentre as autoridades presentes na oitava edição do Sarau Cultural e Artístico, ocorrido na noite de terça-feira (25) no Salão de Atos do Colégio Estadual Antônio Scussel, a presença do prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM). Ao final das apresentações programadas, o chefe do executivo, elogiou a iniciativa da idealizadora do projeto, Lisolete Farias Stawinski. Num tom de despedida, Prezzotto afirmou que a cultura foi valorizada nos seus dois mandatos.

Gostou? Compartilhe