A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Educação, informa que os alunos já matriculados na rede – que vão cursar do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental em 2017 – devem realizar a rematrícula na própria escola. O período inicia nesta terça-feira (01º) e segue até o dia 30 de novembro, conforme organização de cada unidade escolar.
O período para ingresso, voltado para os alunos que iniciarão o Ensino Fundamental (1º ano) ou que cursam outros anos (2º ao 9º), mas não estão matriculados em escolas da rede municipal, também continua a0berto. Ainda, é possível realizar o pedido de ingresso de alunos do 2º ao 9º ano e efetivar transferência.
Inscrições no 1º ano
Através de formulário online, as inscrições para o 1º ano podem ser realizadas no site da prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br) até o dia 11 de novembro de 2016. As crianças que completam 6 anos até o dia 31 de março de 2017 e que residam em Passo Fundo podem ser inscritas por seus pais ou responsáveis legais.
Deverão ser informados no formulário, entre outros dados: nome completo da criança; data de nascimento; indicação de deficiência, transtorno ou alta habilidade; nome completo; CPF de um responsável legal pela criança; telefone de contato; endereço da família (com rua, número e CEP); e escola municipal de preferência para matrícula. As escolas municipais auxiliarão os pais que não têm acesso à internet, assim como a Secretaria de Educação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3581-4322.
Após as inscrições, a secretaria definirá a escola em que cada aluno será matriculado, seguindo critérios do edital, como necessidades especiais, ordem de inscrição e zoneamento. O resultado será divulgado no formato de uma lista no dia 25 de novembro e os pais terão um prazo uma semana para recursos. Em seguida, a Central Municipal de Matrículas iniciará o processo de matrícula desses alunos no sistema online das escolas, sem a necessidade da presença dos pais.
Somente em 2017, uma semana antes do início do ano letivo, os pais deverão se dirigir às escolas designadas, levando os seguintes documentos para a efetivação da matrícula: certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno; carteira de identidade ou CPF dos responsáveis; comprovante de residência (preferencialmente no nome dos responsáveis legais pelo aluno); carteira de vacinação; laudo de comprovação de deficiência, transtorno ou alta habilidade; e foto 3x4 do aluno.
Ingressos de 2º ao 9º ano
Para os alunos ingressantes na rede, que estudam do 2º ao 9º ano, o processo a ser seguido é o de preenchimento de um formulário online no mesmo endereço eletrônico (www.pmpf.rs.gov.br). A ferramenta estará disponível a partir do dia 10 de outubro e continuará por todo o ano letivo de 2017.
Transferências serão online em 2017
Os pais de alunos que já estão matriculados na rede e precisam solicitar a transferência entre escolas municipais poderão realizar o procedimento pelo site da prefeitura (www.pmpf.rs.gov.br). O processo online ficará disponibilizado durante todo o ano letivo de 2017, sem a necessidade de deslocamento. O resultado será comunicado por telefone para os pais.
Mais informações:
Central Municipal de Matrículas
Avenida Rui Barbosa, 103
Bairro Petrópolis
Telefone: (54) 3581-4322 ou (54) 3316-7187
Rematrículas nas escolas municipais
· 2 min de leitura