A empresa especializada que elabora o projeto básico da licitação do transporte público de Passo Fundo iniciará o trabalho de pesquisa de campo com os usuários. A Prefeitura de Passo Fundo pede a colaboração de todos para que as informações obtidas possam qualificar o projeto.
Os pesquisadores, devidamente identificados, irão circular pelas paradas de ônibus e coletivos urbanos. O uniforme é composto de um colete laranja e o crachá da empresa, a Matricial. “É fundamental a participação das pessoas que utilizam o sistema”, ressaltou o secretário de Transportes e Serviços Gerais.
Histórico
Desde 2013, a Prefeitura de Passo Fundo buscar qualificar e remodelar o serviço oferecido à população. Já foram realizadas diversas atividades, como audiências públicas em diferentes regiões e segmentos – empresários, trabalhadores, estudantes e movimento comunitário, com o intuito de promover uma consulta pública auxiliar a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Nos encontros, a discussão gerou em torno de itens como: bilhetagem eletrônica, número de linhas, preço da passagem, instalação de videomonitoramento nos veículos, criação de terminais e passagem integrada e pista preferencial para ônibus. Todas as ações já efetivadas servirão de subsídio para a realização da licitação.
Com a contratação da consultoria da equipe técnica da UFRGS, por meio do Laboratório de Transportes da Faculdade de Engenharia, foi indica a contratação da empresa especializada para o último estágio do processo: a licitação para as empresas interessadas em fazer parte do sistema de transporte coletivo público.
Atualmente, a empresa vencedora realiza um inventário do sistema atual e a demanda a ser explorada, pesquisa de campo, modelagem e alternativas de sistemas para elaborar a minuta do edital e o contrato. Após esta etapa, a Procuradoria-Geral do Município avaliará o conteúdo para encaminhar a publicação. Paralelamente ao trabalho do projeto, o Marco Regulatório já foi reenviado à Câmara de Vereadores com algumas adaptações.
Inicia pesquisa sobre transporte público
· 1 min de leitura