OPINIÃO

Fatos - 08/11/2016

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mudanças na Lei Orgânica
Duas alterações à Lei Orgânica foram aprovadas em segunda votação pela Câmara de Vereadores, ontem à tarde. Propostas pela Mesa Diretora, uma delas diz respeito à Lei Maria da Penha. Fica estabelecido no âmbito municipal que nenhuma pessoa já condenada por violência contra a mulher poderá ser nomeada CC (cargo em comissão) A outra, regulamenta as emendas impositivas – propostas pelos vereadores no orçamento do município. O projeto entrou em vigor a nível nacional em 2015, mas passa a ser regido com prioridade dentro do município. Com a aprovação, as emendas serão contempladas com 1,2% da receita corrente líquida do ano vigente. Metade deste percentual, no entanto, deverá ser destinado para ações e serviços de saúde. Dentro do orçamento de 2017, os vereadores contarão com mais de R$ 5,6 milhões para as emendas impositivas, o que representa R$ 268,8 mil para cada.


Planejamento
Integrantes do primeiro escalão da próxima gestão participaram ontem da primeira reunião de trabalho com o prefeito Luciano Azevedo e o vice João Pedro Nunes. A ordem no governo municipal é baixar a cabeça e planejar detalhadamente os próximos quatro anos. Luciano aposta no modelo de fortalecimento dos técnicos e estabelecimento de metas, prazos e índices com cobrança permanente de resultados. Aos secretários, o prefeito deixou um recado que lembrou a campanha: "Fizemos muito, mas não fizemos tudo", disse, adiantando que a cobrança será para que os resultados ofereçam uma gestão à altura do que Passo Fundo merece. 

Novidades
O Jornal Zero Hora do final de semana fez uma reportagem apontando as novas lideranças surgidas a partir das eleições municipais e cita Luciano Azevedo como uma destas revelações. O prefeito é tido, inclusive, como o nome do PSB para a disputa ao governo do estado em 2018 como candidato a vice ou até mesmo cabeça de chapa. Só uma situação fora de todo o planejamento do prefeito o fará mudar de ideia. Por enquanto, não será candidato a nada.

Antecipação
O PT municipal deve antecipar a eleição do diretório local. O presidente atual Neri Gomes já mobiliza a militância para organizar as chapas. Não quer mais o comando do partido. Considera ter dado sua contribuição e necessário que se abra espaços para lideranças mais jovens.


*Julia Maziero Possa

Gostou? Compartilhe