Nas páginas dos clássicos, muitas vezes empoeirados, há, além da literatura, a história dos seus antigos donos. Os livros antigos e usados, com preços acessíveis, são os diferenciais de um sebo. Pelas suas estantes costumam passar raridades, como uma edição da Bíblia, de 1889, escrita em alemão, ou os livros de guerra da década de 40. Comandado pelo livreiro Leonardo Arbter, esta é a quarta edição do Sebo Café, na Feira do Livro de Passo Fundo.
Já consagrados em metrópoles, os sebos ainda são novidades por aqui. “Há uma tradição nas cidades maiores em que existem muitos sebos. Aqui, as pessoas ainda estão se acostumando. Sempre tem quem prefere livros novos, mas quem gosta, quem é apaixonado por literatura, nem se importa se o livro é usado”, explica. O sebo que proporciona vendas, compras e trocas, acaba fazendo bons negócios no atual cenário econômico.
Os livros usados dividem espaço com os novos e os discos de vinis. Conforme o livreiro, depois que começou a investir em vinis, as vendas aumentaram. Ainda, buscando por preços mais acessíveis, a recessão econômica impulsionou os consumidores a optarem pelos livros usados. A crise também atingiu o mercado editorial, o que possibilitou que Leonardo conseguisse obter livros mais em conta, que estão em promoção na estande da feira.
Histórias para contar
Na 30ª edição, de muitas histórias para contar, a contribuição de Arbter é a lembrança da abertura do negócio próprio. Nas páginas de sua história, já possui experiência de mais de 15 anos de feiras do livro. “Tem tanta coisa que já aconteceu nesses anos. Trabalhei muitos anos em outras livrarias até o momento em que abri meu próprio sebo. Há alguns anos eu consegui entrar na feira do livro”, resume. Ele também lembra do temporal de alguns anos atrás, que arrancou a lona e molhou muitos livros. A mudança da feira, para o Bourbon Shopping, foi uma grande conquista, conforme o livreiro. Ele destaca que o ambiente é mais seguro e agradável, além de atrair visitantes de fora que vão até o mercado realizar compras e descobrem a feira.
Programação
O quinto dia de feira teve intenso movimento na parte da tarde com apresentações artísticas e divulgações literárias. Nesta quarta-feira (9), tem a divulgação do livro “As histórias do vovô Zacharias”, de Clarice Castro, às 9h30 e às 14h30. Confira a programação completa abaixo.
QUARTA FEIRA - 9 DE NOVEMBRO
09h30 – Bate-papo: Clarice Castro – Livro: A história do vovô Zacarias
10h30 – Muitas histórias para contar – Dona Marieta Beija Flor
14h – Violinos e violão – Projeto Bombeiro Mirim
14h30 – Bate-papo: Clarice Castro – Livro: A história do vovô Zacarias
15h30 – Muitas histórias para contar – Dona Marieta Beija Flor
16h – Sarau – DATI/COMAI
17h – Espetáculo teatral – Grupo Timbre de Galo
18h – Cia. Street Dance – Jota Company
19h – Bate-papo: O Maniqueismo em nossas vidas - Jorge Aberto Salton
20h – Música instrumental – Marcos Casanova
Sessões de Autógrafos
10h30 e 15h30 – Clarice Castro