Luciano Azevedo vence Prêmio Gestor Público

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a gestão mais premiada da história da cidade, Passo Fundo ganhou destaque novamente no cenário estadual. O município foi um dos grandes vencedores do Prêmio Gestor Público, ficando entre as 10 cidades premiadas na disputa, em cerimônia realizada na noite desta terça-feira, em Porto Alegre. A distinção de relevância para os prefeitos gaúchos valoriza os melhores projetos das administrações públicas do Rio Grande do Sul. Neste ano, o reconhecimento foi dado às ações dos programas Escola de Vida e Farmácia Mais Perto com o troféu Prêmio Gestor Público.

A indicação foi recebida com satisfação pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo. “Receber estes dois prêmios é sinônimo de reconhecimento de uma gestão que é técnica e que prioriza o cuidado com as pessoas. Fechamos 2016 e os quatro anos de administração com chave de ouro. Agradeço a todos os servidores e ao secretariado, pois esta é uma conquista coletiva”, disse ele.

A administração municipal já havia sido premiada com o troféu Prêmio Gestor Público pelos programas de governo Meu Bebê, Meu Tesouro (2014) e Prefeitura Bairro a Bairro (2015). Ainda, a gestão recebeu certificados de reconhecimento pelos programas Terceira Idade Digital (2014), Uniforme Escolar (2014) e Escola de Hackers (2015).

O prêmio
Criado em 2002, a iniciativa tem o objetivo de avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul. Além disso, busca incentivar a melhoria da gestão pública e o uso de metodologia de projetos nas prefeituras, estimulando iniciativas inovadoras. O prêmio é promovido pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec, entidades representativas dos auditores fiscais da Receita Estadual do Rio Grande do Sul.

Saiba mais sobre as iniciativas premiadas
Escola de Vida
O Programa Escola de Vida foi criado pela Prefeitura de Passo Fundo em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Ministério Público, em 2016, para reforçar uma política pública na área da Educação que pudesse garantir o acesso ao ensino às crianças e aos adolescentes internadas no hospital para o tratamento de câncer e outras doenças. A intenção é oportunizar a extensão do ensino da escola para o espaço hospitalar, promovendo aos pacientes a construção de aprendizagens no período em que há o afastamento da escola por motivos de saúde.

Com base na modalidade classe hospitalar, o programa preconiza uma base teórico pedagógica da educação básica, que tem como principais marcas o processo de desenvolvimento e de aprendizagem, ao levar em consideração as manifestações cognitivas, psicológicas e emocionais. A ampla abrangência é dada ao fato de que a contextualização do espaço onde as crianças e adolescentes estão inseridos é parte fundamental para desempenhar as atividades.

Farmácia Mais Perto
O Programa Farmácia Mais Perto foi criado pela Prefeitura de Passo Fundo em 2014, com a intenção de estabelecer uma política pública na área de Saúde que pudesse garantir o acesso a medicamentos e o conceito de integralidade na assistência à saúde. A ação é voltada para aquelas pessoas que moram longe do centro, de farmácias da rede, Centro de Assistência Integral à Saúde (CAIS) ou Estratégia Saúde da Família (ESF) e, por consequência, acabavam não tendo acesso ao serviço de dispensação de medicamentos.

Ao passar por 40 bairros e no interior do município, a unidade móvel faz com que o usuário tenha à disposição o catálogo da Atenção Básica em Saúde. Diariamente, o veículo adaptado percorre dois pontos da cidade, atendendo a necessidade dos moradores daquela comunidade.

Gostou? Compartilhe