O diabetes do tipo 1 é uma enfermidade causada por uma diminuição na produção de insulina, sendo necessário que esse hormônio seja administrado por injeções subcutâneas baseadas em testes que medem a glicose no sangue capilar - exame da ponta do dedo. Dentre os três exames e as três injeções de insulina diárias, o tratamento exige cerca de 17 mil punções na pele em um ano. O dia 14 de novembro marca o Dia Mundial do Enfrentamento do Diabetes. A data, há quatro anos, também marca um importante encontro que reúne pacientes crianças com diabetes: o Acampamento da Criança com Diabetes.
Em sua quarta edição, o encontro ocorre entre os dias 17 e 20 de novembro, no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF) e reunirá 48 crianças que terão atividades intensas voltadas ao conhecimento sobre a doença. O evento é o único do Brasil que favorece o encontro de crianças entre 6 e 12 anos, portadoras de diabetes. Estarão envolvidos nas atividades mais de 200 pessoas, dentre pacientes, pais e acompanhantes, equipe médica e profissionais da saúde, além de voluntários e representantes de instituições que irão ajudar na organização do evento.
Rodas de conversa, atividades escoteiras, exames, oficinas de nutrição e programação, noite no museu a até show de talentos estão entre as ações programadas para os participantes do Acampamento. A cerimônia de abertura desta quarta edição, será no dia 18 de novembro, às 19h30min, no Teatro Municipal Múcio de Castro, com a conferência “Diabetes tipo 1 na atualidade: a expectativa do Instituto da Criança com Diabetes (ICD) de Porto Alegre”, ministrada pela endocrinologista Adriana Fornari.
Outras informações sobre o Acampamento podem ser obtidas em contato pelos telefones (54) 3316-8553 e (54) 9229-4444, pelo e-mail [email protected] e pela página Acampamento da Criança com Diabetes, no Facebook. A participação é totalmente gratuita.
4° Acampamento da Criança com Diabetes
· 1 min de leitura