Diagnóstico da primeira etapa é apresentado

Empresa responsável pelo projeto de licitação apresentou resultado do trabalho até agora e quais serão os próximos passos

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Membros do Conselho Municipal de Transportes conheceram a primeira etapa do projeto para a licitação do transporte coletivo urbano de Passo Fundo. O monitoramento desse processo é fundamental para construção de um projeto que atenda as necessidades do município e da população. “A empresa Matricial nos apresentou o diagnóstico da primeira etapa, foi um momento de diálogo e contribuição. Continuaremos esse acompanhamento e a próxima etapa será de análise das pesquisas que a empresa está fazendo na cidade”, disse o secretário de Transportes e Serviços Gerais, Cristiam Thans. No momento, a empresa realiza o trabalho de pesquisa de campo com os usuários. Os pesquisadores, devidamente identificados, circulam pelas paradas de ônibus e coletivos urbanos. 

O trabalho envolve novas etapas como: levantamentos complementares; versões preliminares da minuta de edital contrato e de especificação técnica da frota, Sistema de Bilhetagem Eletrônica e Sistema de Monitoramento Operacional; modelagem da demanda; estudo de alternativas; e projeto operacional, entre outros ajustes. 

Histórico
Desde 2013, a Prefeitura de Passo Fundo buscar qualificar e remodelar o serviço oferecido à população. Já foram realizadas diversas atividades, como audiências públicas em diferentes regiões e segmentos – empresários, trabalhadores, estudantes e movimento comunitário, com o intuito de promover uma consulta pública auxiliar a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Nos encontros, a discussão gerou em torno de itens como: bilhetagem eletrônica, número de linhas, preço da passagem, instalação de videomonitoramento nos veículos, criação de terminais e passagem integrada e pista preferencial para ônibus. Todas as ações já efetivadas servirão de subsídio para a realização da licitação.

Com a contratação da consultoria da equipe técnica da UFRGS, por meio do Laboratório de Transportes da Faculdade de Engenharia, foi indica a contratação da empresa especializada para o último estágio do processo: a licitação para as empresas interessadas em fazer parte do sistema de transporte coletivo  público. Atualmente, a empresa vencedora realiza um inventário do sistema atual e a demanda a ser explorada, pesquisa de campo, modelagem e alternativas de sistemas para elaborar a minuta do edital e o contrato. Após esta etapa, a Procuradoria-Geral do Município avaliará o conteúdo para encaminhar a publicação. Paralelamente ao trabalho do projeto, o Marco Regulatório já foi reenviado à Câmara de Vereadores com algumas adaptações. 

Canal de comunicação
O Opina Transportes está à disposição da comunidade para mediar a comunicação entre sociedade e Poder Público, através da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais. A iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo contou com apoio do Ministério Público para saber qual é a avaliação de todo o cidadão que utiliza o transporte de passageiros no município, como táxi, ônibus coletivo e ônibus escolar. Através do canal, que pode ser acessado pelo portal www.pmpf.rs.gov.br, na seção Destaques. é possível manifestar sugestões, elogios, reivindicações, reclamações ou denúncias. 

Gostou? Compartilhe