Trabalhando com o autocuidado e pela promoção da saúde

Acampamento da Criança com Diabetes acontece na UPF, com crianças entre 6 e 12 anos, portadoras de diabetes. Atividades iniciaram nessa quinta-feira, 17 e seguem até domingo, dia 20

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um encontro marcado pelo autoconhecimento, pelo reencontro de grandes amizades, pela busca do autocuidado e da promoção da saúde. Assim é o Acampamento da Criança com Diabetes, que em 2016 chega à sua quarta edição, reunindo pacientes crianças com diabetes e seus familiares em um espaço de construção coletiva do entendimento, aceitação e tratamento desta doença. O acampamento iniciou suas atividades nesta quinta-feira, dia 17 de novembro, com a montagem das barracas e acolhida aos participantes.

Nesta sexta-feira, dia 18, houve coleta de exames, roda de conversa sobre saúde bucal e oficina de nutrição para os pais e oficinas de Scratch e de comunicação sensível para as crianças. À tarde, a oficina de nutrição será realizada com as crianças. A cerimônia de abertura será às 19h30min, no Teatro Municipal Múcio de Castro, com a conferência “Diabetes tipo 1 na atualidade: a expectativa do Instituto da Criança com Diabetes (ICD) de Porto Alegre”, ministrada pela endocrinologista Adriana Fornari.

O sábado, 19, inicia com alvorada musical e segue com roda de conversa, trilha da Matemática, teatro, brincadeiras escoteiras, oficina de primeiros socorros e provas radicais da gincana. O domingo, 20, também terá alvorada musical, uma caminhada de enfrentamento ao diabetes e atividades no Parque da Gare. 

Alegria e diversão
Participante desde o projeto piloto, a Valentina de 10 anos aguarda entusiasmada para cada edição do acampamento. Ela conta que o que mais gosta de fazer são as atividades, preparadas especialmente para os acampados. “Tenho muitos amigos legais aqui, fiz novas amizades. É muito legal. As atividades são divertidas e tem muita gente querida”, diz a menina. 

Valentina está na quarta edição do acampamento acompanhada pela mãe, Gabriela Paraboni Frandoloso, que incentiva a participação da filha para que possa sair da rotina e conviver com outras crianças que vivem o mesmo dilema. “É uma situação de vida um pouco particular e vimos no acampamento que podemos introduzir ela em atividades diferentes. São todas as crianças com mesma condição, com os mesmos cuidados, alguns com particularidades diferentes, com hábitos um pouco diferentes, mas com rotinas semelhantes, com controle e insulina”, avalia ela.

O acampamento
O diabetes do tipo 1 é uma enfermidade causada por uma diminuição na produção de insulina, sendo necessário que esse hormônio seja administrado por injeções subcutâneas baseadas em testes que medem a glicose no sangue capilar - exame da ponta do dedo. O Acampamento da Criança com Diabetes reúne, nesta quarta edição, 48 crianças, grande parte delas diabéticas. O evento é o único do Brasil que favorece o encontro de crianças entre 6 e 12 anos, portadoras de diabetes. Estão envolvidos nas atividades mais de 200 pessoas, dentre pacientes, pais e acompanhantes, equipe médica e profissionais da saúde, além de voluntários e representantes de instituições que auxiliam na organização do evento.

Gostou? Compartilhe