APAS promove 3º Encontro das Famílias dos Surdos

Evento acontece durante todo o sábado, com intuito de congregar as famílias e esclarecer dúvidas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Passo Fundo (APAS) promove neste sábado (19) o 3º Encontro das Famílias dos Surdos do município, na sede conjunta da APAS e da Associação de Intérpretes de Libras. O encontro deve reunir crianças e adolescentes com deficiência auditiva e seus responsáveis, em um ambiente lúdico e recreativo.
O Encontro acontece de dois em dois anos e é custeado com verba do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente (COMDICA). As atividades iniciam às 8h30min, com recepção das famílias e café da manhã; após o café, os participantes serão divididos em responsáveis, adolescentes e crianças, e cada um destes será direcionado às salas correspondentes a atividades específicas que seguem até o final da tarde. As atividades incluem brincadeiras, palestra com psicóloga e bate-papo com assistentes sociais. À noite, haverá exibição de um filme e o encerramento fica por volta das 22h. Além do café da manhã, a APAS disponibilizará almoço, lanche e janta.
O objetivo do evento é congregar as famílias, proporcionar a crianças e adolescentes surdos e suas famílias vivências acerca de aspectos da cultura surda, mostrar a função da associação e divulgar os projetos que ela promove. Segundo o tesoureiro da APAS, Tadeu Clair de Souza, a associação funciona através de convênio com a Prefeitura Municipal, mas nem sempre o dinheiro repassado é suficiente, gerando a necessidade de organizar almoços e outras atividades que visam a arrecadação de dinheiro. “A maioria das pessoas não sabe como é difícil manter uma associação. A gente precisa da participação ativa da comunidade, principalmente das famílias dos surdos, e esperamos conseguir deixa-los mais engajados depois do evento”, comenta.
Além disso, a expectativa dos organizadores é que o evento seja uma oportunidade de levar informação às famílias quanto ao mercado de trabalho, que pode e deve integrar funcionários independente de suas deficiências. “Temos diversas pessoas com deficiência auditiva que trabalham aqui no município, inclusive dando aulas, e acreditamos que as oportunidades continuarão crescendo, mas esse desenvolvimento depende profundamente das famílias”, frisa o tesoureiro. Ainda de acordo com Tadeu, muitos pais não procuram o APAS ou qualquer outra instituição de auxílio e os filhos acabam sendo privados de muitas atividades, dificultando sua integração na vida em sociedade e perdendo oportunidades de qualificação profissional.
Para esta atividade, a associação contou com a ajuda do Conselho Tutelar, que localizou as famílias de crianças e adolescentes com deficiência auditiva e os convidou para as atividades. Cerca de 20 usuários da entidade devem comparecer ao Encontro.
A sede do APAS fica na Rua Miguel Vargas, número 347, no bairro Boqueirão. Mais informações podem ser obtidas no telefone (54) 3045-1464.

Gostou? Compartilhe