Município vai contar com novo sistema de monitoramento

Câmeras devem identificar, através das placas, os veículos em situação de furto ou roubo

Por
· 1 min de leitura
Sistema será inaugurado no próximo dia 25Sistema será inaugurado no próximo dia 25
Sistema será inaugurado no próximo dia 25
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No próximo dia 25, Passo Fundo inaugura um novo sistema de monitoramento, que tem como objetivo combater a criminalidade local. Duas novas câmeras, ao menos, foram instaladas em ruas que ainda não contavam com a supervisão eletrônica. O destaque dos novos recursos, entretanto, está na nova tecnologia que será utilizada.
De acordo com o comandante do 3° RPMon, tenente-coronel Ricardo Alex Hofmann, é uma tecnologia de ponta. “As câmeras que já existem, migram para o novo sistema. É um software que permite identificar a situação do veículo, imediatamente à captura da imagem”, explica.
A instalação do novo recurso é uma, entre as várias fases do “Projeto Guardião”, que teve início ainda em 2015, com uma parceria firmada entre Prefeitura Municipal, Acisa, Brigada Militar e demais órgãos. “Como as novas ferramentas demandam um investimento grande, contamos com muitos apoiadores”, comenta.
O vídeomonitoramento ficará sob a responsabilidade do 3° RPMon, que também passa a contar com um novo espaço para atender as ligações realizadas ao número de emergência, 190. A antiga Sala de Operações, local onde ocorre esse trabalho, apresentava problemas técnicos e defasagem nas instalações, o que gerava desconforto à população, que muito reclamou da demora no atendimento. Os problemas anteriores devem ser resolvidos com as novas instalações.


Índices de criminalidade
O projeto foi pensado com a intenção de reduzir os índices de criminalidade no município, assim como ocorreu em Marau, após a instalação desse mesmo sistema. “Lá, já são mais de 100 câmeras instaladas, que trouxeram ao município um saldo positivo em relação aos índices de criminalidade. Pretendemos que aqui ocorra o mesmo”, completa o comandante.

Sala de Operações
A Sala de Operações da BM é a responsável por atender as chamadas do número 190. No local há, 24 horas por dia, pelo menos quatro servidores trabalhando. A função deles é, além do atendimento à população, entrar em contato com as viaturas, que posteriormente atenderão as ocorrências.

Gostou? Compartilhe