Projeto literário forma primeira turma de alunos

Iniciativa da Academia Passo-Fundense de Letras em parceria com a Prefeitura busca expandir a arte literária, incentivar a formação do leitor e fortalecer a cultura

Por
· 2 min de leitura
Ao todo, 18 alunos de escolas municipais fizeram parte da primeira turma do projetoAo todo, 18 alunos de escolas municipais fizeram parte da primeira turma do projeto
Ao todo, 18 alunos de escolas municipais fizeram parte da primeira turma do projeto
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A noite de quinta-feira (17) foi histórica para os 18 alunos da primeira turma do projeto Identificando Talentos, que surgiu com a proposta de expandir a arte literária em qualquer um de seus gêneros, incentivar a formação do leitor e fortalecer a cultura. A formatura foi realizada na Academia Passo-Fundense de Letras (APL), idealizadora do projeto em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Educação.
Com a presença de familiares e amigos, os alunos receberam o certificado do projeto e quatro deles, aqueles que mais se destacaram, receberam o título de Acadêmico Mirim da Academia Passo-Fundense de Letras. Daniella Quintus, Bruna Maiara Hoff Ramos, Leonardo Brito Reche e Luiz Gabriel Maia de Lima foram empossados ao receber a pelerine, vestimenta dos acadêmicos.
A mais nova acadêmica, Bruna Maiara, falou em nome da turma. “É muito gratificantes estarmos aqui hoje. Tivemos momentos difíceis, mas nossos professores sempre mostraram o lado bom. Aprendemos e trocamos conhecimento com pessoas inteligentes e sábias. Isso foi muito importante porque desenvolvemos um dom que nem sabíamos que tínhamos”, disse ela.
Segundo a coordenadora do projeto e presidente da APL, Dilse Corteze, o projeto é um sonho realizado. “No início ano, quando nos reunimos e planejamos esse projeto visionário, tudo era incerto. Com essa equipe fantástica que temos e o apoio da prefeitura e de tantos parceiros, o projeto foi um sucesso”, disse ela.
Para o secretário de Educação, Edemilson Brandão, o Identificando Talentos representa renovação. “O projeto resgata a juventude, nosso futuro enquanto acadêmicos. Foi um desafio aceito e que deu certo. As crianças e os adolescentes são nosso futuro se deixarmos eles participarem do presente. O Identificando Talentos é sinônimo dessa participação”, finalizou.

Como funciona?
O projeto Identificando Talentos é uma parceria entre a Academia Passo-Fundense de Letras (APL) com a Prefeitura de Passo Fundo. Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais são escolhidos através de um concurso literário sobre temas específicos, autores ou obras literárias. Com a mediação da APL, o concurso nas escolas tem como responsáveis os professores que atuam na disciplina de Língua Portuguesa.
A partir disso, cada escola seleciona um aluno para participar de oficinas de produção literária conduzidas pela APL, por meio do projeto Identificando Talentos. Da produção resultante das oficinas, são indicados os melhores trabalhos por categoria a serem premiados em sessão solene com certificado e também com a distinção de Acadêmico Mirim da Academia Passo-Fundense.
A iniciativa também busca uma maior aproximação entre a APL e as escolas, no sentido de identificar e capacitar jovens talentos na produção literária.

Da teoria para a prática
Os meses de encontros, leituras e escritas do projeto deram origem ao livro “Cultivando Talentos”, que traz o resultado da iniciativa. A obra, que conta com a produção dos 18 alunos, foi um dos lançamentos da 30ª Feira do Livro de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe