OPINIÃO

Fontes em Off

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Semáforos para pedestres
A Prefeitura de Passo Fundo iniciou a instalação dos grupos focais para pedestre, os chamados semáforos para pedestres. Alguns pontos também recebem as botoeiras sonoras para deficientes visuais. Os dispositivos eletrônicos ajudam o pedestre a ter noção exata do tempo disponível para a travessia da via. Entre as orientações, é importante que o pedestre use a faixa de segurança e respeite o tempo do semáforo. Os pontos 1, 2, 3 e 4, receberão as botoeiras sonoras para facilitar a travessia de pessoas com deficiência visual.


Locais
Ponto 1: Avenida Brasil x Avenida Sete de Setembro;
Ponto 2: Avenida Brasil x Rua Coronel Chicuta;
Ponto 3: Avenida ??Brasil x Rua Bento Gonçalves;
Ponto 4: Rua Bento Gonçalves x Rua Morom;
Ponto 5: Rua Morom x Rua Coronel Chicuta;
Ponto 6: Rua Teixeira Soares x Rua Uruguai.


16 Dias de Ativismo
Mobilização anual, a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres continua em Passo Fundo. Com atividades desde o dia 20 de novembro, a programação segue até o dia 10 de dezembro. A iniciativa é da Associação das Promotoras Legais e da Prefeitura de Passo Fundo, por meio do Conselho Municipal da Mulher (Condim) e da Coordenadoria Municipal da Mulher. Como a finalidade de denunciar a violência contra as mulheres, a campanha iniciou em 1991 com mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL/EUA).

 

Inspetoria do Crea 
O CREA-RS realizou em 2016 a mudança de sede de seis inspetorias. As alterações também visaram buscar edificações adequadas às normas de acessibilidade e com maior visibilidade para a comunidade local. As mudanças já ocorreram neste segundo semestre do ano. Estão de casa nova as inspetorias de Santa Cruz do Sul, São Gabriel, Uruguaiana, Passo Fundo, Carazinho e Guaíba. A apresentação da nova unidade de Passo Fundo será dia 5 de dezembro, às 19h, na Coronel Chicuta.

Audiência I
O Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou, na manhã desta quarta-feira, audiência coletiva com 70 representantes de 42 das maiores empresas (em número de trabalhadores) de Passo Fundo. As organizações foram notificadas a comparecer no encontro realizado no auditório da Faculdade de Direito (FD) da Universidade de Passo Fundo (UPF), no Campus 1. A reunião integrou o Projeto Estratégico "Resgate a Infância", que está sendo implantado pelo MPT na região, a partir de seus três eixos: políticas públicas, educação e profissionalização.

Audiência II
O objetivo geral do Projeto é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente. Já o objetivo da audiência foi o de impulsionar o cumprimento da legislação sobre aprendizagem, prevista nos arts. 428 e seguintes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com vistas a assegurar o direito à profissionalização de adolescentes e jovens.


Pavimentação I
A comunidade do Nenê Graeff é uma das que recebeu melhorias e já nota diferença com as obras em fase de conclusão. Como explica o secretário de Obras, João Bordin, as ruas recebem drenagem, restruturação do passeio público e meio-fio e pavimentação. “O objetivo final é a pavimentação, mas temos ações complementares que qualificar o serviço prestado pela Prefeitura. Ganha o cidadão que recebe a obra completa”, ressaltou ele. As obras devem ser entregues ainda em dezembro.

Pavimentação II
Nesta última etapa, são contempladas as ruas Vidoca Portela, Profª Alda Ramires, Aristóteles Lima, Olímpio Lima, Stela Bortolaz e Ludovico Marini. As obras contam com recursos próprios da administração municipal e verbas do Governo Federal, repassadas pelo Programa Pró-Transporte do PAC 2 – 2ª fase, vinculado ao Ministério das Cidades. Além da conclusão das obras em três bairros, a Prefeitura conta com serviços de asfalto em outros 12 bairros de Passo Fundo.

 

Gostou? Compartilhe