O Lar Emiliano Lopes irá mudar a modalidade de atendimento nas próximas semanas, em virtude de dificuldades financeiras. Hoje, a casa atende como acolhimento institucional, que configura o recebimento de crianças que precisam de um lar temporário. A partir do dia 2 de dezembro, instituição passa a funcionar como um centro de convivência e fortalecimento de vínculo, que atenderá crianças da comunidade no turno inverso ao da escola, de segunda a sexta-feira. Na nova modalidade, o ganho social será em desenvolver oficinas de informativa, música, culinária, entre outras atividades.
A diretoria tomou a decisão devido a falta de recursos financeiros que eram necessários para manter as crianças, de acordo com a coordenadora do acolhimento institucional da casa Lar Emiliano Lopes, Vera de Oliveira. Todas as necessidades das crianças e adolescentes atualmente são sanadas pelo lar que oferta cinco refeições diárias, além de toda folha financeira com pessoal, como plantão noturno, que é necessário. Conforme Vera, não havia como dar conta desta estrutura. Com a mudança, a entidade economizará uma quantia e tem expectativa de conseguir atender um número maior de crianças e adolescentes.
As 12 crianças e adolescentes que atualmente moram no lar serão transferidos, a partir da semana que vem, para casas de acolhimento da prefeitura de Passo Fundo. A entidade possui 53 anos de história e fica localizada no bairro Operária. O Lar Emiliano Lopes é um braço social da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Passo Fundo.