Homenagem prestigiada
Pelo menos dez parlamentares, representante do governo do Estado, autoridades locais e representantes de entidades de classe prestigiaram a homenagem que o prefeito Luciano Azevedo, PSB, recebeu ontem da Assembleia Legislativa, por indicação do deputado Juliano Roso, PCdoB. A Medalha Mérito Farroupilha é uma das maiores distinções concedidas pelo Parlamento a figuras que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Foi uma das cerimônias mais prestigiadas, confirmando o bom momento vivido pelo prefeito Luciano como homem público. Tem prestígio e reconhecimento. Ao indicar a Medalha para Luciano, Juliano repete um gesto do próprio prefeito quando este foi deputado estadual. Luciano foi quem indicou a Medalha para o ex-prefeito Airton Dipp.
Orgulho
O presidente do PSB estadual, Beto Albuquerque, manifestou ontem que o partido tem muito orgulho do prefeito de Passo Fundo. “Uma grande liderança política que se afirma e se consolida no plano estadual e nacional. Um Prefeito humilde, competente, de diálogo e que já foi homenageado muitas vezes em seu primeiro mandato. É um político que se diferencia não pelas palavras mas sim por suas atitudes, conduta e exemplo”, disse.
Pacote
A Assembleia Legislativa deverá votar o pacote de medidas do governo Sartori, na última semana do ano. O deputado Juliano Roso, PCdoB, tem um entendimento de que algumas das propostas podem passar até mesmo com os votos da oposição. Entre elas, a extinção de secretarias. Na opinião do parlamentar, se este governo quer administrar cortando pastas, este é um critério que deve ser respeitado. No entanto, a extinção das autarquias e as mudanças em questões trabalhistas encontrarão dificuldades na aprovação.
Pressão
O PDT sofre forte pressão do presidente nacional, Carlos Lupi, para deixar a base no começo de 2017. Há resistência de parte dos deputados Gilmar Sossella e Vinícius Ribeiro. Sossella quer, inclusive, que esta discussão seja levada para as coordenadorias regionais do partido. Considera que o partido não deve abandonar o barco num momento crucial para o Estado.
Emendas
As emendas impositivas ao orçamento do município (aquelas que o Executivo deve cumprir) destinará R$ 920 mil para o sistema Projeto Guardião, que será inaugurado hoje e vai garantir videomonitoramento mais eficaz na cidade. Oito vereadores contribuiram para o total: Márcio Patussi, Alex Necker, Paulo Neckel, Gleison Consalter, Marcos Silva, Ernani Laimer, Wilson Lill e Renato Tiecher.
Cadê o panelaço?
Me sentindo embrulhada ao assistir a movimentação rasteira dos deputados na tentativa de garantir anistia para os próprios crimes (leia-se caixa 2). Por enquanto a votação foi transferida. Mas a perguntinha que não quer calar: onde anda aquele povo de verde e amarelo, que gritava alto e batia panela contra a corrupção? Só para refrescar a memória: os deputados que tentam de todas as formas salvar o próprio couro foram os mesmos que derrubaram uma presidente em nome da moral dos bons costumes, da família brasileira, Deus e o raio que o parta. Que vergonha!